Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 29/11/2018 - 4:26 pm em | 0 comentários

Divulgação

“Viveiro de Mudas” receberá premiação promovida junto à ONU

Projeto facilita compensação ambiental de áreas afetadas por obras

“Viveiro de Mudas” receberá premiação promovida junto à ONU

O projeto Viveiro de Mudas, do Grupo Ecorodovias, completa 10 anos de atividades com o reconhecimento na segunda edição do prêmio “Boas práticas de empregabilidade para trabalhadores com deficiência”, promovido pela Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). A entrega será durante a celebração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 3 de dezembro, em Nova York.

Criado em 2008 para facilitar a compensação ambiental de áreas afetadas por obras realizadas no Sistema Anchieta-Imigrantes, o projeto tem como um de seus principais pilares a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, público com maior dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Para ajudá-los a superar os desafios, a empresa adotou a metodologia do emprego apoiado, ou seja, contratou pessoas sem qualquer tipo de experiência em produção de mudas e ofereceu capacitação para a realização das atividades. A empresa contou ainda com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para indicação dos profissionais.

O trabalho, na sede da Ecovias, proporcionou mudança na vida dos profissionais. Um exemplo é o casamento entre dois dos auxiliares de viveiristas mais antigos do projeto programa, Alexandre e Cristina de Carvalho, que estão casados há seis anos. Além de uma autonomia que nunca tinham vivenciado, eles conquistaram uma série de sonhos comuns à maioria das famílias, como a aquisição da casa própria. Outro exemplo é o da auxiliar de viveirista Katia Cocco, que conseguiu o seu primeiro emprego aos 50 anos de idade.

De acordo com o assessor de Sustentabilidade da EcoRodovias, Artaet Martins, todos ganharam com as contratações: “Para o Grupo Ecorodovias, reforçamos a importância do respeito à diversidade e do trabalho em equipe, já os colaboradores do viveiro puderam provar que não há limites para realização profissional”.

O prêmio global “Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência” é realizado pela Missão Permanente do Brasil junto à ONU, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado de São Paulo. São selecionadas empresas que disseminam boas práticas no mercado de trabalho, como a promoção de direitos da pessoa com deficiência e a igualdade de oportunidade.

A primeira edição ocorreu em dezembro de 2016 e assim como neste ano, 26 empresas de todo o mundo participaram do evento, sendo 16 empresas brasileiras e 10 estrangeiras. Em 2018, o Grupo Ecorodovias está entre as 12 empresas brasileiras reconhecidas pelo prêmio. As outras 14 companhias são de países como Chile, Colômbia, Costa Rica, Indonésia, Espanha, Alemanha, Paquistão e Arábia Saudita.

O ambiente do Viveiro de Mudas é muito mais do que um simples local para a produção de mudas para replantio, pois foi pensado de forma sustentável do começo ao fim e em cada detalhe.

Inaugurado em outubro de 2008, sua estrutura é feita de bambu, possui telhas produzidas com caixas de pasta de dente e um sistema de captação de água da chuva e uma estufa e um sombrite – telas de sombreamento para proteger as plantas contra o sol.

Para o local ser acessível a todos os públicos, ele possui banheiros adaptados e rampa de acesso à área de manuseio de mudas.

Responder