Edição 298Novembro 2019
Segunda, 16 De Dezembro De 2019
Editorias

Publicado em 30/11/2019 - 7:36 am em | 0 comentários

Divulgação

“Virada Inclusiva” acontece em mais de 50 cidades do estado

#todosjuntos: evento tem mais de 300 atividades culturais

“Virada Inclusiva” acontece em mais de 50 cidades do estado

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Memorial da Inclusão, iniciou ontem e prossegue até terça-feira, a 10ª edição da “Virada Inclusiva” com mais de 300 atividades culturais, esportivas e de lazer em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo.

A “Virada Inclusiva” é realizada em dezembro em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no dia 3. Com o tema “#todosjuntos”, o evento tem o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência e promover o debate sobre os seus direitos culturais.

A programação colaborativa, gratuita e acessível do evento (confira abaixo) está repleta de atrações realizadas por uma rede de parceiros e colaboradores voluntários, órgãos governamentais, instituições e diversas inciativas da sociedade civil.

A abertura contou com a presença da secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, a secretária nacional da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, e o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

“Todos que participam e vão participar da Virada Inclusiva, levem para fora que pessoa com deficiência é uma pessoa capaz de tudo. É um ser humano completo”, destacou Célia Leão.

O espaço conta com apresentações artísticas, culturais, grupos de cultura popular, rodas de conversa, palestras, mostra de artesanato e culinária. Um dos destaques do primeiro dia de ação fica por conta do show totalmente acessível da cantora Luiza Caspary, que conta com libras e estenotipia.

O encerramento do evento, na terça-feira, contará com a apresentação da Banda de Seguranças do Metrô, no estacionamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ainda no Água Branca, de ontem até amanhã, será montada uma Arena Paralímpica. A ideia da ação, realizada em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, é aproximar o paradesporto da sociedade.

A arena tem 96m², tem áreas específicas para experimentação sensorial das seguintes modalidades paralímpicas: basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, atletismo, tênis de mesa e bocha.

Também amanhã acontece uma caminhada que busca dar visibilidade ao tema e a data. Intitulada “A paz é o caminho: caminhada pela vida”, a ação tem como ponto de partida a Praça Cívica do Memorial da América Latina e o percurso se encerra no Parque da Água Branca, onde outras atividades estarão acontecendo simultaneamente.

Programação dos principais destaques da “Virada”

Arena Paralímpica CPB

Local: Parque Estadual da Água Branca

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP

Amanhã, às 11h

“A paz é o caminho: caminhada pela vida”

Ponto de concentração: Memorial da América Latina – Praça Cívica

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10

Destino: Parque da Água Branca

Terça-feira, às 17h

Show Banda de Seguranças do Metrô

Local: Estacionamento da Secretaria

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10

Toda a programação da Virada Inclusiva na Capital está disponível em www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br