Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 11/10/2018 - 8:33 am em | 0 comentários

Divulgação

Valongo Festival Internacional da Imagem discute visibilidade

Evento chega à terceira edição

Valongo Festival Internacional da Imagem discute visibilidade

O Valongo Festival Internacional da Imagem será realizado de amanhã a domingo, no Bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, e alguns pontos da cidade. Nesta terceira versão, idealizada, dirigida e produzida por mulheres, o evento discute as relações de visibilidade e invisibilidade com o tema “Não Me Aguarde na Retina”. Com acesso gratuito, as atividades propõem uma intersecção entre arte e cultura popular.

O Ritual de Abertura ocorre às 9 horas de amanhã, no Quilombo do Pai Felipe, no pátio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Avenida Rangel Pestana, 100, Vila Mathias, que será conduzido pelo artista Negalê Jones, com a obra Sonata Quilombola.

Os destaques desta edição são as exposições “Sem Título, Sem Pele – Da Tragédia à Utopia”, de Kiluanji Kia Henda, e as mostras coletivas “Zumvi – A Gente se Ascende é nos Outros” e “Não me Aguarde na Retina”, além da apresentação da cantora Xênia França, que faz show na primeira noite do Festival. O encerramento é da banda Höröyá.

O evento também chega à quadra do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9, em uma ação que contará com roda de samba, performance poética, live paint (pintura ao vivo), contação de histórias africanas infantis e roda de conversa sobre a importância da literatura africana e afro-brasileira.

O público poderá adquirir publicações sobre fotografia e outras artes no Condomínio Valongo, espaço dedicado a ações de criação e promoção dos parceiros institucionais do Valongo Festival Internacional da Imagem.

Com curadoria de Diane Lima, uma ampla gama de trabalhos em diversos tipos de mídias – fotografia, vídeo, performance, escultura, e artes digitais – alia-se a palestras, debates, noites de festas, residência artística, oficinas e uma mostra audiovisual.

A programação completa está em https://valongo.com

Responder