Vagões de trem double
Nelson Tucci
Braço da empresa Rumo, a Brado Logística fará um evento na próxima quarta-feira, 19, em Sumaré/SP, para apresentar as operações com os primeiros vagões de trem Double Stack do país. Com capacidade para empilhar dois contêineres de 40 pés ou dois de 20 pés em baixo e um de 40 pés em cima, as operações do Double Stack farão o trecho ferroviário entre Sumaré e Rondonópolis/MT, que compreende as malhas Paulista e Norte administradas pela Rumo.
A empresa investiu R$ 30 milhões na aquisição de 74 vagões, que podem transportar qualquer tipo de carga. Existem três tipos de contêineres: dry (produtos secos), reefer (refrigerados) e isotank (líquidos). O lançamento oficial ocorreu no ano passado, durante a 24ª edição da Intermodal South America, em São Paulo.
O vagão Double Stack é fabricado pela empresa americana Greenbrier Maxion, cuja sede brasileira fica em Hortolândia, no interior paulista. O modelo requer adequação de terminais e gabarito da ferrovia de forma a permitir sua circulação, e esse processo de investimentos para adequação das ferrovias aconteceu nos Estados Unidos, o que lhes permitiu uma grande expansão do intermodal ferroviário e, com isso, apreciável redução nos custos de frete.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.