Edição 275Dezembro 2017
Segunda, 18 De Dezembro De 2017
Editorias

Publicado em 6/09/2017 - 8:20 am em | 0 comentários

Divulgação

Unifesp oferece vagas para voluntários em diversas áreas da saúde

Recrutamentos disponíveis estão em www.unifesp.br/voluntarios

Unifesp oferece vagas para voluntários em diversas áreas da saúde

O Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas científicas, oferece vagas para voluntários em diferentes áreas. Para consultar os recrutamentos disponíveis, acesse www.unifesp.br/voluntarios

CUIDADORES FAMILIARES DE IDOSO COM DEMÊNCIA

O Serviço de Atendimento em Demência (SADe) recruta voluntários que cuidem de idosos, pertencentes a sua família, que apresentem síndrome demencial.

Os interessados irão participar de encontros, realizados quinzenalmente, em grupos de orientação e de apoio psicossocial. O primeiro acontecerá no próximo dia 18, das 15 às 16h30, no Campus Baixada Santista, na Av. Ana Costa, 95, Santos. Não poderão participar cuidadores profissionais de idosos.

As vagas são limitadas. Mais informações em sade.unifesp@gmail.com

FADIGA EM QUADRÍCEPS FEMORAL

O Centro Interprofissional de Pesquisa e Estudo do Esporte (Cipe) recruta voluntários para pesquisa que busca estudar os efeitos e o melhor momento de aplicação do laser para controle da dor muscular após protocolo de fadiga em quadríceps femoral.

Os interessados devem ser do sexo masculino, com idade entre 18 e 35 anos, não praticantes de musculação (por, pelo menos, três meses), não tabagistas e que não obtiveram lesões nos últimos seis meses.

Os candidatos participarão de cinco encontros – o primeiro destinado para a familiarização dos procedimentos –, que serão realizados no Laboratório de Pesquisa Clínica e Musculoesquelética, na Avenida Ana Costa, 95, 4º andar.

Para candidatar-se, entrar em contato pelo telefone (13) 98220.6875 ou e-mail henderson.palma@uol.com.br

TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE/ARTROSE DE JOELHO

O Campus Baixada Santista da Unifesp recruta voluntários para pesquisa sobre tratamento de osteoartrite/artrose de joelho.

Os interessados, com idade entre 50 e 80 anos, devem apresentar osteoartrite/artrose na articulação do joelho. As dores sentidas devem acontecer em uma das seguintes ações: subir e descer escadas, ajoelhar, sentar e levantar, correr e/ou manter-se em pé por, pelo menos, dois minutos. Os participantes devem possuir radiografia do joelho, de preferência dos últimos seis meses.

Não podem ter diabetes e hipertensão arterial, embora, se estiverem sob tratamento com medicamentos, podem ser inclusos. Também não podem ser praticantes de atividade física frequente, alcoólicos, fumantes ou com diagnóstico de câncer e/ou fibromialgia.

Os candidatos serão submetidos, durante o período de 10 semanas, a reabilitação por meio de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, além da aplicação de laser terapêutico. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (13) 98803.9301 (WhatsApp) ou asardim@hotmail.com

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA INDIVÍDUOS ASMÁTICOS

O Campus Baixada Santista oferece um projeto de extensão que visa melhorar a qualidade de vida dos indivíduos asmáticos, por meio de um programa de educação e orientação.

Com o objetivo de compartilhar informações que permitam maior autonomia do participante no controle de sua doença, o programa ajudará a população a entender o que é a asma e como reconhecer seus sintomas, fatores desencadeantes e também como evitá-los.

Desenvolvido por alunos do curso de Fisioterapia, com a supervisão das docentes Liria Yuri Yamauchi e Milena Vidotto, ambas do Departamento de Ciências do Movimento Humano, o projeto terá início em abril. Serão realizados cinco encontros semanais, com duas horas de duração cada.

As atividades acontecerão no 3º andar do Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano (Epimov), na Rua Silva Jardim, 136, em Santos.

Para obter mais informações e se inscrever, envie um e-mail para unifesp.asma@gmail.com, com o seu nome, idade e telefone para contato.

Criada em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956. Por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), iniciou seu projeto de expansão em 2005. Atualmente, a Universidade conta com cursos nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas, Negócios e Saúde; distribuídos nos seguintes campi: São Paulo, Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco, além de unidades avançadas de extensão – Embu das Artes e Santo Amaro.