Edição 351Abril 2024
Sábado, 04 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 2/02/2024 - 3:51 pm em | 0 comentários

Isabela Carrari-PMS/Divulgação

União e São Paulo firmam parceria para construir túnel Santos-Guarujá

Lula e Tarcísio presentes nas comemorações dos 132 anos do Porto

União e São Paulo firmam parceria para construir túnel Santos-Guarujá

O governo federal e o estado de São Paulo firmaram acordo de cooperação para a construção do túnel Santos-Guarujá, o primeiro do tipo na América Latina, que ocorrerá por meio de uma Parceria Público-Privada. O acordo foi anunciado na manhã de hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em evento comemorativo aos 132 anos do Porto de Santos, na sede da Autoridade Portuária, em Santos, com a presença de autoridades, entre elas o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador Tarcísio de Freitas, ministros e o prefeito Rogério Santos.

“Esse túnel é necessário e ficaria caro para qualquer um dos lados. Havia projetos e autorizações prontos do governo de São Paulo. Humildemente, falei ao Rui Costa (ministro da Casa Civil) para que trouxesse o Tarcísio para isso. Estamos juntos para servir o povo deste estado e de todo o Brasil”, afirmou Lula.

O governador Tarcísio falou sobre as vantagens da obra para a população local: “É um momento emblemático. Vamos fazer esse túnel sair do papel. Imagine o que isso vai representar para o cidadão que não vai mais ter que ficar na fila da balsa. Imagine o que essa obra vai gerar de empregos. Nós temos que enxergar o verdadeiro interesse público. O que interessa nessa parceria é que vamos deixar um legado trabalhando juntos”.

O prefeito Rogério Santos exaltou a parceria entre os dois entes federativos para a execução e conclusão da obra: “É um acordo simbólico e efetivo. Sem os dois juntos seria impossível fazer esse túnel. Há também a parte dos municípios e nós estamos conversando. Esta é uma união de esforços republicana para uma construção histórica. Ninguém faz nada sozinho. A expectativa é muito grande para que essa e outras obras também saiam do papel”.

De acordo com o governo federal, o túnel Santos-Guarujá será construído por meio de uma Parceria Público-Privada com investimento de R$ 5,8 bilhões da União e do estado. A expectativa é de que a obra fique pronta até 2028.

O túnel é aguardado há quase um século. Beneficiará mais de cinco milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal entre Santos e Guarujá.

Esse movimento deverá ser transferido para o futuro túnel, com estimativa de percurso em dois minutos. A via subterrânea, de 860 metros de comprimento e 20 metros abaixo do nível do mar, terá espaço também para trânsito de ciclistas, o VLT e pedestres. O traçado liga a Prainha, em Guarujá, na margem esquerda do Porto, abaixo do linhão, a uma área próxima ao cais da Marinha, do lado direito, em Santos.

O Porto de Santos recebe cerca de cinco mil navios por ano e representa cerca de 30% da movimentação da balança comercial do País. O terminal registrou, em dezembro último, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de carga, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas. A obra não afetará as operações portuárias.

Durante o evento, o presidente Lula informou que o estado de São Paulo receberá 12 novos Institutos Federais de Educação, sendo que São Vicente e Santos receberão uma unidade cada.

Responder