Edição 273Outubro 2017
Terça, 21 De Novembro De 2017
Editorias

Publicado em 15/02/2017 - 8:24 am em | 0 comentários

Divulgação

Tome alguns cuidados e fique preparado para curtir a folia do Carnaval

Investir em alimentação equilibrada e cozinhar em casa

Tome alguns cuidados e fique preparado para curtir a folia do Carnaval

Para ajudar os foliões a curtirem o Carnaval com mais energia e animação, a nutricionista Lara Natacci preparou algumas dicas, como não esquecer do consumo de frutas, legumes e verduras. Ele lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo de 400 gramas por dia: “É uma ótima forma de montar refeições equilibradas, refrescantes e ideais para o clima quente”, sugere a especialista.

Outra dica é não abusar no uso do sal, para evitar a retenção de líquidos. Criar o hábito de preparar a própria refeição é importante para manter o pique. Assim, fica mais fácil controlar a quantidade de sal adicionada em cada refeição, além de ser mais saudável e econômico: “Planejar a alimentação de todo o dia ajuda no processo. Por isso, vale pensar em lanchinhos equilibrados, como frutas, castanhas, para ter sempre a mão na hora da fome”.

Um bom exemplo de alimentação antes da folia seria uma refeição mais balanceada com em carboidratos complexos e moderada em gorduras. Uma massa integral com molhos “leves” com molho de tomates frescos seria uma alternativa. Um sanduíche com pão integral e queijo magro, complementado com folhas de alface e tomate também é uma boa opção.

Além dessas dicas, a nutricionista não deixa de lembrar que manter-se hidratado é fundamental para curtir o Carnaval sem medo. A opção deve ser sempre por bebidas leves, como água, água de coco e sucos de frutas naturais.

No caso de consumo de bebidas alcoólicas, é importante não estar de estômago vazio, e também alternar com a ingestão de bebidas não alcoólicas (por exemplo, tomar uma dose e junto um copo de água). Isso mantém a hidratação e diminui o volume de ingestão da bebida alcoólica.