Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 10/05/2022 - 6:56 am em | 0 comentários

Divulgação

Startups que desejam expandir disputarão o LatAm Edge Award

Prêmio à inovação brasileira e latino-americana

Startups que desejam expandir disputarão o LatAm Edge Award

As inscrições ao LatAm Edge Award 2022 se encerram no dia 16 de maio, em www.latamedge.com Nesta edição, sete categorias podem competir ao prêmio principal: a participação gratuita no Latam Global Connection Programe. O prêmio é o único da sua categoria dedicado às iniciativas de inovação brasileiras e latino-americanas com potencial para cruzar fronteiras internacionais, tendo por base a profissionalização dos mercados do Reino Unido e da Europa.

Através do prêmio as empresas vencedoras ganham um programa de preparação providenciado por 28 experts da Birmingham Enterprise Community. Trata-se de um dos hubs de inovação mais dinâmicos da atualidade nestas áreas de especialização, para que seus líderes possam ampliar seu mindset global e preparar o passo a passo da internacionalização. Isto evita gastos desnecessários, idas e vindas e situações contraproducentes que acabam limitando uma expansão segura e sustentável.

As sete categorias de startups habilitadas a participarem da edição 2022 são Agritech, Biotech, Cleantech, Fintech, Health Tech, Smart Cities e Social Impact, com faturamento ou investimentos entre U$ 500 mil e U$ 2 milhões/ano. As inscritas serão selecionadas por um júri latino-americano que definirá 21 finalistas, sendo três por categoria. O anúncio das 21 scale-ups finalistas será em 23 de maio. Estas irão apresentar suas empresas para uma audiência europeia composta por investidores, potenciais parceiros, entidades governamentais e não governamentais e juízes europeus especialistas nas sete áreas. Haverá uma sala para cada área com debates sobre o tema e os três pitches dos finalistas.

Compõem a premiação ainda o suporte gratuito por seis meses, com consultoria em relações públicas e marketing e reuniões com potenciais parceiros de negócios, investidores e clientes em sua área de atuação no Reino Unido e Europa. No total cada vencedor ganhará o equivalente a £ 40,000 em serviços. Em 2019, última edição do prêmio, 151 scale-ups de 19 grandes cidades de 11 países da América Latina se inscreveram para participar da premiação.

“A ampliação para sete áreas do conhecimento e o fato de fazermos o prêmio, pela primeira vez, de forma virtual são os maiores desafios deste ano atípico com restos de pandemia e uma instabilidade muito grande devido ao conflito Rússia e Ucrânia”, comentou Sandra Sinicco, CEO da Latam ScaleUP: “Esta quinta edição, com parceiros como a Birmingham Enterprise Community e a Eutech Chamber, vai mostrar o que a América Latina tem em soluções de inovação para a região europeia e o Reino Unido abrindo possibilidades de mais parcerias para estes negócios e isto é muito importante”. Ela destaca também a parceria de hubs de inovação na América Latina, como a Acate, Impact Hub do México, Liga Ventures, Cietec, Anprotec, StartUp Chile, Enimpacto.

 Na galeria de empresas já premiadas no LatAm Edge Award estão a brasileira Plataforma Verde (2019), que gerencia todas as etapas do descarte de resíduos industriais no modelo SaaS; a mexicana Biomitech (2018), de soluções biológicas para redução de contaminantes atmosféricos; a brasileira Round Pegs (2017), de consultoria digital, e a chilena Toc Biometrics (2016), especializada em reconhecimento facial e assinaturas digitais super seguras.

“Estamos muito animados por fazer parte do LatAm Edge Awards. Esta iniciativa oferece uma oportunidade fantástica para empresas da América Latina se expandirem para o Reino Unido e Europa, que são mercados essenciais para quem quer construir um negócio verdadeiramente global hoje. O acesso e a exposição que os participantes e finalistas têm com o prêmio são incomparáveis e aumentarão significativamente suas chances de sucesso aqui”, declarou Daniel Evans, CEO da Birmingham Enterprise Community.

Responder