Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 3/12/2015 - 8:54 am em | 0 comentários

Seminário previne mercado imobiliário contra lavagem de dinheiro

O Secovi-SP realiza terça-feira 8, a partir das 9 horas, em sua sede na capital paulista (Rua Doutor Bacelar, 1.043, Vila Clementino), seminário para esclarecer os procedimentos que as empresas do setor imobiliário devem adotar para cumprir os dispositivos da legislação de combate à lavagem de dinheiro, no âmbito das operações de compra e venda de imóveis.

“Há resoluções publicadas por órgãos como o Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis) e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) que, desde que seguidas corretamente, isentam as intermediadoras de uma série de responsabilidades e de multas que podem chegar à casa dos R$ 20 milhões”, diz Flávio Prando, vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi-SP.

A título de inibir que o setor imobiliário seja utilizado por pessoas de má-fé a fim de lavar dinheiro, a Resolução nº 1336/14, editada pelo Cofeci em consonância com normas do Coaf, elenca uma série de aspectos que devem ser observados pelas imobiliárias nas operações de compra e venda de imóveis.

“Se o texto legal não for cumprido de maneira correta, a imobiliária pode até mesmo ter suas contas bancárias encerradas compulsoriamente e sofrer sanções ainda mais severas, como a perda do negócio”, alerta o vice-presidente do Sindicato.

Ricardo Liáo, secretário-executivo do Coaf, palestra no evento. Advogados do setor imobiliário também participam, apresentando e comentando detalhes da resolução e discutindo de que forma as empresas pode se preparar para atender às exigências trazidas pela norma.

O seminário, que contará com transmissão simultânea via internet às regionais do Sindicato no interior, é destinado exclusivamente aos associados e representados do Secovi-SP.

Informações e inscrições pelo telefone (11) 5591.1306.

Responder