Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 15/01/2021 - 7:04 am em | 0 comentários

Divulgação

Santos será sede de evento mundial de criadores de games

Global Game Jam: simultâneo em 87 países

Santos será sede de evento mundial de criadores de games

Pela segunda vez, Santos será uma das sedes regionais do Global Game Jam, que reúne criadores de jogos e interessados. Na edição deste ano, entre 27 e 31 de janeiro, o evento será totalmente on-line e com maior duração. A inscrição é gratuita. Os interessados em participar devem preencher o formulário no link https://bit.ly/2MQCE1R

A atividade regional é organizada pela Universidade São Judas – Campus Unimonte, com apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Parque Tecnológico de Santos e secretaria de Planejamento e Inovação. Para participar, não é preciso ser aluno da instituição nem ter experiência prévia com desenvolvimento de jogos. Também não é necessário ser morador da Baixada Santista.

“Há espaço para iniciantes ou profissionais e todos os tipos de habilidades são importantes, como arte, design, música, programação e modelagem”, explica o professor Danilo Bezerra, do curso de Jogos Digitais da São Judas – Unimonte.

A missão do Global Game Jam é capacitar indivíduos a aprender, experimentar e criar juntos por meio do desenvolvimento de jogos. É uma espécie de maratona em que todos os participantes podem formar grupos e cada grupo é desafiado a fazer jogos baseados no mesmo tema, com ciclo de desenvolvimento de 48 horas de duração.

O evento será realizado simultaneamente em 476 lugares de 87 países. No Brasil, está prevista em 30 locais.

A carreira de desenvolvimento de games está em expansão no país e é oportunidade de geração de emprego e renda, especialmente para o público jovem. Santos incentiva o setor por meio dos encontros de desenvolvedores de games e eventos, como o Santos Criativa Festival Geek, criado em 2017.

Uma das propostas do governo municipal é criar uma Incubadora para Desenvolvimento de Games no Parque Tecnológico de Santos, que ganhou ampla e moderna sede de 7,2 mil m² no final de 2020, além do cultivo permanente de grupos de desenvolvedores da região.

Responder