Edição 273Outubro 2017
Segunda, 20 De Novembro De 2017
Editorias

Publicado em 1/04/2017 - 8:44 am em | 0 comentários

Reprodução

Santos celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

335 alunos com TEA estão matriculados na rede municipal de ensino

Santos celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Segunda-feira, às 17 horas, a Prefeitura de Santos e o Grupo Acolhe Autismo promovem solenidade no Salão Nobre do Paço, na Praça Mauá, Centro Histórico, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, previsto no calendário oficial da Cidade. O município já oferece serviços de atendimento às pessoas com transtorno do espectro do autista (TEA) e está em fase de implementação do projeto clínica-escola para maior integração entre os serviços das áreas de Educação e Saúde voltados a este público.

Atualmente, 335 alunos com TEA estão matriculados na rede municipal de ensino. Na área da Saúde, mais de 100 crianças e adolescentes são atendidos nas três unidades do Centro de Valorização da Criança (CVC) da Zona Noroeste, da Região Central Histórica e Zona da Orla Intermediária em avaliações, grupos de estimulação multidisciplinar, atendimento psicoterápico individual e em grupo, entre outras atividades.

Os casos associados com deficiências intelectuais ou físicas serão encaminhados para reabilitação na Seção de Reabilitação e Fisioterapia da Zona Noroeste (Serfis), recentemente credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro de Especialização em Reabilitação II (CER II).

A unidade se prepara para atender autistas encaminhados pelas unidades de ensino e CVC, com o oferecimento de diagnóstico funcional e reabilitação por meio de equipe multiprofissional (psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeiro), visando promover maior independência e desenvolvimento integral.