Edição 310Novembro 2020
Sexta, 04 De Dezembro De 2020
Editorias

Publicado em 16/12/2015 - 10:45 am em | 0 comentários

PMPG-Secom/Richard-Aldrin

Revitalizado, calçadão da orla de Praia Grande será entregue amanhã

Orla de PG: trecho vai do Canto do Forte até o Boqueirão

Revitalizado, calçadão da orla de Praia Grande será entregue amanhã

As obras de revitalização do calçadão da orla da praia de Praia Grande, trecho que vai do Canto do Forte até o Boqueirão (2,3 km de extensão), serão entregues oficialmente amanhã. Para marcar a data, às 18h30 o prefeito Alberto Mourão participará de caminhada ao longo do trecho, com saída da Avenida Pres. Castelo Banco, esquina com Avenida Pres. Costa e Silva, Boqueirão.

“Há cerca de 20 anos aconteceu a primeira interferência na orla. Desde então a Cidade mudou e tornou-se necessário realizar ações que garantam uma melhor circulação de pessoas, além de dar mais segurança a quem utiliza o local, ampliando a iluminação e visibilidade das câmeras de vídeo. Para isso foi realizada uma nova distribuição nos espaços para circulação, colocados novos equipamentos, recolocada a vegetação e instalada nova iluminação. Com as obras de melhoria do calçadão da orla a praia ficou mais bonita e segura”, disse o prefeito.

Como explicou a secretária de Obras Públicas, Eloísa Ojea, os trabalhos no calçadão fazem parte de um conjunto de obras que visam revitalizar a orla como um todo. “A recuperação da pavimentação asfáltica de aproximadamente 8 km da Avenida Presidente Castelo Branco foi a primeira etapa da revitalização (obra entregue em 2014). Após então foram realizados estudos e elaborado projeto para o calçadão, que consiste na execução de calçada em pedra portuguesa nos lugares de floreiras que foram remanejadas e inclusão de equipamentos urbanísticos, como os novos bancos e lixeiras”.

No que se refere à iluminação, foram recuperados os equipamentos existentes e instalados novos postes. As luminárias agora são todas duplas e utilizam lâmpadas de vapor metálico, com 400 watts, que tem grande fluxo luminoso e alta eficiência, pois emite luz clara e branca, realçando o colorido natural do local. Produz muita luz e pouco calor e sua vida útil é alta. Além disso, algumas ações adicionais foram executadas. “Para garantir uma iluminação uniforme e eficiente foi necessária a recolocação das palmeiras, o que permitiu ainda a ampliação da visibilidade das câmeras da Central de Vídeo monitoramento. É importante ressaltar que as excedentes foram replantadas na faixa de areia, na altura do mesmo lugar de onde eram retiradas. A perda foi de menos de 3% e isto porque quando retiradas estas unidades contatou-se que estavam doentes ou com seus troncos comprometidos”, disse Eloísa.

A ciclovia também recebeu atenção: ganhou nova camada asfáltica e pintura especial na cor vermelha (a tinta é anti derrapante) para delimitá-la, aumentando sua visibilidade e localização. Também foi instalada sinalização seguindo as mais atuais normas técnicas para ciclovias, aumentado a segurança de ciclistas e também dos pedestres que necessitem cruzá-la.

“Executamos uma série de melhorias para beneficiar pedestres, ciclistas e população em geral. Quem transita pelo trecho já revitalizado constatou os benefícios. As pessoas se sentem mais seguras e também mais confortáveis. Estamos trabalhando nos Bairros Aviação e Tupy e vamos levar estes benefícios para o Ocian, finalizando no Mirim. Se o cronograma de trabalhos seguir como desejamos, as obras, que vão até o bairro Mirim, finalizam em fevereiro”, disse a titular da Seop.

Responder