Edição 351Abril 2024
Quinta, 16 De Maio De 2024
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Publicado em 10/05/2023 - 10:22 am em | 0 comentários

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Ranking aponta países para investimentos em marketing mobile

16º Performance Index da AppsFlyer

Ranking aponta países para investimentos em marketing mobile

A AppsFlyer lançou hoje o Relatório de Índice de País para 2023, sobre o desempenho de campanhas de aplicativos móveis em diferentes países, no primeiro ranking baseado em geolocalização da indústria. As perspectivas e tendências revelam como os profissionais de marketing mobile podem desenvolver estratégias de aplicativos móveis, destacando as regiões com os maiores retornos nos investimentos em campanhas, para priorizar o crescimento, apesar da desaceleração econômica.

Disponível gratuitamente, o Performance Index permite que empresas e profissionais de marketing mobile tenham acesso e realizem pesquisa dos mercados com maior potencial para ampliar e diversificar os negócios, de acordo com cada vertical e sistemas operacionais, iOS e Android. Na ferramenta, as verticais estão divididas entre games e não-games (englobando outras 18 segmentações em outras verticais, como e-commerce, finanças, saúde e bem-estar, entre outras).

A AppsFlyer analisou 25 bilhões de instalações de quase 30 mil aplicativos, avaliando diferentes métricas de alcance do mercado, valor do usuário, investimento em anúncios e, principalmente, o potencial de penetração, para destacar a descoberta de novos mercados. No total, foram analisados 57 países. “O relatório mostra como cada mercado é diferente, o que é importante para desenvolver uma estratégia de marketing eficaz, especialmente em tempos de crise econômica”, disse Renata Altemari, diretora executiva da empresa no Brasil: “Há uma grande oportunidade de descoberta global de novos mercados para expandir, permitindo que os profissionais de marketing priorizem a rentabilidade e identifiquem as regiões com o maior potencial de retorno”.

Entre os principais destaques do estudo, os EUA se sobressai pela liderança na vertical de jogos tanto no iOS, quanto no Android. Esse importante mercado conquistou os nove primeiros lugares nos rankings das plataformas iOS e Android — demonstrando uma tendência impulsionada pela escala, qualidade dos usuários e aumento de investimentos na região, apesar do avanço na concorrência e de uma baixa taxa de download de novos aplicativos.

Embora os EUA se destaque na vertical de jogos, outro grande mercado é o Reino Unido, no iOS. No estudo, o país teve uma boa performance nas categorias de jogos em grupo, tabuleiro e cassino, mas uma baixa performance em jogos de estratégia, partidas e simulação. Além disso, Colômbia e Chile, ocupam 2ª e 3ª posição, respectivamente, em jogos hiper casuais (por conta da baixa parcela de instalações pagas, baixo nível de concorrência e uma alta disposição dos usuários para baixar novos jogos); assim como a Turquia conquista o 2º lugar em jogos de cassino (baixa parcela de instalações pagas, baixo nível de concorrência e uma parcela decente de usuários pagantes) e, por fim, a Tailândia, como nº 1 em jogos de ação (maior disposição dos usuários para baixar novos jogos, baixa parcela de instalações pagas e uma parcela decente de usuários pagantes).

Ao contrário do que acontece no iOS, o campo de batalha dos jogos no Android é mais concorrido, com os EUA, a Índia e o Japão liderando os três primeiros lugares. O sucesso da Índia (que ocupa três posições de liderança e se encontra entre os top 3 em dez rankings) foi impulsionado pelo seu alto volume e uma baixa parcela de instalações pagas. No entanto, o país não apresentou bons resultados com relação à parcela de usuários pagantes e às métricas de aumento nos investimentos.

Em outras verticais, ou seja, todas as outras sem considerar jogos, o destaque ficou para a Índia, ocupando o primeiro lugar no Android. O amplo alcance do país fez com que esse mercado gigante chegasse ao top 13 em 24 rankings. Além disso, uma baixa parcela de instalações pagas e um nível de concorrência bastante baixo contribuíram para essa conquista. No entanto, uma baixa parcela de usuários pagantes e uma baixa pontuação na métrica de aumento nos investimentos fizeram com que a região tivesse algumas quedas.

O Cazaquistão ocupou o segundo lugar geral nessa mesma categoria, conquistando cinco primeiros lugares e três primeiros lugares nos rankings de apps de redes sociais, finanças e negócios (impulsionado por sua baixa parcela de instalações pagas, baixo nível de concorrência e uma alta disposição dos usuários para baixar novos aplicativos).

Já no iOS, assim como na vertical de jogos, os EUA dominaram as outras verticais de aplicativos no iOS, ocupando 10 posições de primeiro lugar (em 23 rankings) e conquistando uma pontuação média que estava bem à frente da concorrência. Na maioria dos casos, os EUA tiveram o maior volume, uma parcela sólida de usuários pagantes e uma parcela surpreendentemente baixa de instalações pagas, mas por outro lado, a Arábia Saudita conquistou o segundo lugar geral e ocupando sete posições no top 10 e três posições entre os cinco primeiros lugares (em apps de negócios, reprodução de vídeo e mapas e navegação). As classificações do país foram impulsionadas principalmente pelo baixo nível de concorrência da região e por sua parcela de instalações pagas, além de uma parcela robusta de usuários pagantes.

No remarketing, uma estratégia bastante utilizada fora da vertical de jogos e com bastante destaque na categoria de e-commerce e também adotada em finanças, a Índia aparece novamente liderando o ranking de compras, graças ao seu grande volume de instalações gerais e parcela de usuários pagantes/pontuação de retenção após 30 dias. Já para o Brasil, o destaque ficou na liderança para aplicativos de relacionamento.

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