Edição 285Outubro 2018
Sábado, 17 De Novembro De 2018
Editorias

Publicado em 3/09/2018 - 8:39 am em | 0 comentários

Divulgação

Proteste aponta postos irregulares

Teste apura teor de etanol anidro combustível adicionado à gasolina

Proteste aponta postos irregulares

Nelson Tucci

A Proteste, Associação de Consumidores, divulgou os resultados do teste realizado na semana passada em 30 postos de combustível em São Paulo. O teste teve como objetivo verificar a qualidade da gasolina comum, ofertada pelos postos revendedores, quanto à porcentagem de etanol anidro adicionado à gasolina comum, através do método da proveta.

Postos de combustíveis visitados durante o estudo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) é responsável pela regulamentação e fiscalização dos combustíveis comercializados no país. Apesar das constantes fiscalizações aos quais os postos revendedores de combustível são submetidos pelos órgãos competentes, o Teste da Proveta, que consiste em medir o teor de etanol anidro combustível (EAC) adicionado à gasolina, está dentre os testes que os estabelecimentos são obrigados a realizar, na frente do consumidor, caso este solicite.

Dessa forma, para averiguar se o teor de etanol anidro combustível adicionado à gasolina está sendo respeitado pelos revendedores de combustível, a Proteste foi a campo e coletou, anonimamente, amostras de gasolina comum, e realizou o método da proveta em laboratório certificado, conforme a norma brasileira ABNT NBR 13992:2015.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.