Edição 351Abril 2024
Domingo, 05 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 19/07/2022 - 6:32 am em | 0 comentários

Divulgação

Prefeitos de Cidades Criativas da Unesco participam de ação educativa

Autoridades farão coleta de lixo na praia do Gonzaga

Prefeitos de Cidades Criativas da Unesco participam de ação educativa

Prefeitos e vice-prefeitos de mais de 110 cidades criativas de cerca de 50 países, dos cinco continentes, participam hoje, a partir das 9 horas, de ato simbólico de limpeza da praia do Gonzaga, em Santos. As autoridades estão na cidade para a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que até sexta-feira discutirá o papel da cultura e da criatividade na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

O ponto de encontro para o ato na praia do Gonzaga será na Praça das Bandeiras. De lá, as autoridades, devidamente equipadas, iniciam o trabalho percorrendo a faixa de areia da praia. O ato simbólico visa despertar a atenção da sociedade para a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que formam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esses 17 objetivos e metas globais estimulam ações para até 2030, com foco em cinco princípios iniciados com a letra “P”, que são de suma importância: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.

A abertura oficial da XIV Conferência, que pela primeira vez é realizada na América Latina, acontecerá horas depois, ao meio-dia, no Centro de Convenções Blue Med. O evento reúne representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. Entre as cidades participantes estão Quebec, Istambul, Jacarta, Dacar, Seul, Milão, Bristol e Guadalajara. Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2015.

Já o grupo de conferencistas contempla representantes da Unesco, das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.

O tema do evento, Criatividade, Caminho para a Igualdade, servirá de fio condutor para a conferência. A partir dele, as cidades-membro refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da Unesco.

Responder