Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
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Publicado em 24/01/2024 - 7:02 am em | 0 comentários

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Porta-contêineres movido a GNL opera no terminal DP World Santos

CMA CGM Bahia no terminal DP World

Porta-contêineres movido a GNL opera no terminal DP World Santos

O terminal DP World, na margem esquerda do Porto de Santos, operou no início da semana o porta-contêineres CMA CGM Bahia, movido a gás natural liquefeito (GNL). A embarcação, com 336 metros de comprimento e capacidade para mais de 13 mil TEUs, iniciou sua viagem em Singapura, em 28 de dezembro passado, atracando no Porto do Rio de Janeiro antes de fazer escala em Santos.

Os navios movidos a GNL estão ganhando reconhecimento por suas emissões reduzidas de gases de efeito de estufa. Emitindo 40% menos CO² do que o carvão e 30% menos que o petróleo, o GNL é considerado um combustível alternativo sustentável no transporte marítimo. A DP World avaliou as operações como um marco, comentou o gerente comercial Rodrigo Gomes: “Dar as boas-vindas a uma embarcação movida a GNL que emite menos CO² alinha-se perfeitamente aos nossos esforços globais para reduzir a pegada de carbono”. Gomes destaca que em 2024 o número de navios eco-friendly deverá crescer no porto.

A DP World está focada em tornar as operações internas mais ecológicas. Em 2023, a empresa iniciou o aumento do uso de energia renovável por meio da eletrificação de seus RTGs (guindaste utilizado para movimentação de contêineres) no Porto de Santos. Este projeto, que visa converter 22 guindastes este ano, funciona por meio de um conjunto com “braço elétrico”, alimentado por cabos e interligado a duas hastes. Estima-se que esta transição reduza o consumo de diesel do terminal em até 60%.

A empresa também desenvolve projeto piloto para testar RTGs movidos a hidrogênio no porto de Vancouver, no Canadá. Combustível limpo e eficiente, o hidrogênio é uma escolha viável para alimentar máquinas pesadas. Previsto para começar no segundo trimestre deste ano, o piloto de hidrogênio estuda eletrificar 1.500 RTGs da frota global da DP World.

Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, a empresa proporciona mais de 1.400 empregos diretos e 5.000 indiretos e conta com 1.100 metros de cais e uma área total de 845.000 m2, com capacidade de movimentar anualmente 1,4 milhão de TEUs e 3,6 milhões de toneladas de celulose.

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