Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 4/06/2018 - 8:19 am em | 0 comentários

Reprodução

Placa final 2 tem prorrogação

Detran.SP não irá penalizar, até 15 de junho, por falta de licenciamento

Placa final 2 tem prorrogação

Nelson Tucci

Em função da greve de caminhoneiros, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) anunciou que não irá penalizar, até o dia 15 de junho, por falta de licenciamento 2018, os donos de veículos com placas de final 2. Autuações e apreensões só ocorrerão a partir de 16 de junho. A medida é consequência de portaria publicada para evitar transtornos por atrasos provocados pela paralisação no envio de documentos via Correios, como o de licenciamento.

Os proprietários de veículos com placas final 2 deveriam realizar o licenciamento anual obrigatório até o último dia útil de maio: 30. Pela legislação, veículos não licenciados ficariam impedidos de rodar a partir de 1º de junho — prazo agora prorrogado pela portaria. O licenciamento em atraso gera a remoção do veículo ao pátio e, além disso, o dono recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na habilitação, pois conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O valor do licenciamento em 2018 é de R$ 87,38 para todo tipo de veículo. Não é necessário ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para pagar a taxa. Basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências ou no internet banking. É preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas, por exemplo. Algumas unidades do Detran.SP dispõem de máquina para pagamento com cartão de débito. O passo a passo pode ser consultado no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), na área “Veículos”.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder