Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 16/10/2018 - 8:01 am em | 0 comentários

Reprodução

Novos parceiros aderem à Virada da Consciência Negra

São Paulo: Capital da Consciência Negra

Novos parceiros aderem à Virada da Consciência Negra

Entre 18 e 21 de novembro, a cidade de São Paulo vai se tornar a Capital da Consciência Negra com atividades de diversas naturezas: esportivas, artísticas, literárias, musicais, gastronômicas, em dezenas de lugares, com entrada gratuita. Isso será possível graças à crescente adesão de instituições e empresas à grande celebração da igualdade. Entre os parceiros da Virada da Consciência estão a Prefeitura de São Paulo, o Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, Sesc, Centro Cultural do Banco do Brasil, Caixa Cultural, Itaú Cultural, Memorial da América Latina, todo os museus da cidade, USP, Unesp, Unicamp, Unifesp, Unip, Natura, Coca-Cola, Santander, Correios, entre outros.

Essas parcerias ampliam o impacto da Virada da Consciência, cuja característica principal será oferecer oportunidade de participação da população nas atividades e não apenas figurar como espectador.

Enquanto escritores brasileiros e estrangeiros negros e brancos discutem seu trabalho, um Seminário Internacional debate a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos escolares na Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – a 6ª Flinksampa –, que homenageia a escritora Conceição Evaristo, no Campus da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Esportistas profissionais e amadores participam de competições que culminam com a Corrida da Igualdade no dia 20, dia em que se comemora a Consciência Negra. Um festival de capoeira, campeonato de basquete universitário e corrida integram a programação. O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, terá entrada franca no sábado, 19, para os convidados da Virada da Consciência. Também no Pacaembu, o time máster do Corinthians disputa uma partida de futebol com personalidades e artistas.

Apresentações musicais, de dança, teatro, moda, beleza, cinema, além de mostras de artes visuais em vários pontos da cidade de São Paulo. Palestras, debates e rodas de conversa sobre a igualdade e a tolerância estão no cardápio do evento que vai mexer com a vida da capital.

Mapa da Virada

Polo 1 – Faculdade Zumbi dos Palmares e Centro Esportivo Tietê – Av. Santos Dumont, Bom Retiro: 6ª Flinksampa – Seminário Internacional sobre a inclusão da temática afro-brasileira no currículo escolar, Basquete, Escolinha de Futebol, Tendas de contação de histórias, Exposição, Afrominuto, Prêmio Agostinho Neto, Espaço Natura de Beleza, Feijoada.

Polo 2 – Vale do Anhangabaú: Show musical.

Polo 3 – Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra: Apresentação musical, Exposições, Debates, Oficinas.

Polo 4 – Avenida Paulista: Sesc, Caixa Cultural, Itaú Cultural, Casa das Rosas.

Polo 5 – Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos: Solenidade de entrega do troféu Raça Negra

A programação completa está em www.viradadaconsciencia.com.br

Responder