Edição 273Outubro 2017
Terça, 21 De Novembro De 2017
Editorias

Publicado em 10/03/2017 - 10:34 am em | 0 comentários

Divulgação

Museu Casa de Portinari comemora 47 anos e anuncia Programa de Parceiros

Lançamento oficial do projeto será realizado na semana que vem em Brodowski

Museu Casa de Portinari comemora 47 anos e anuncia Programa de Parceiros

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no interior do Estado de São Paulo, comemora seu 47º aniversário com o Programa de Parceiros. O anúncio será feito oficialmente na próxima terça-feira, 14, data do aniversário, às 10 horas, em solenidade na instituição.

“Estamos preparando os próximos 40, 50, 60, 70 anos do Museu. Projetar o futuro significa, entre outras coisas, pensar na sustentabilidade da instituição, garantir a continuidade de suas atividades técnicas, operacionais, educacionais, culturais, turísticas, de inclusão sociocultural, e da sua missão de preservar e difundir este importante patrimônio cultural em benefício das gerações atual e futuras”, explica Angelica Fabbri, diretora do Museu Casa de Portinari.

A adesão ao Programa de Parceiros pode ser feita pelo site www.museucasadeportinari.org.br, clicando no botão “Faça Parte”, localizado no topo da página. Para pessoas físicas, basta escolher o formato de adesão, entre seis opções. O valor mínimo de contribuição é de R$ 50, ao ano, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. Para pessoas jurídicas (parceiros corporativos) basta escolher o formato, entre quatro opções. Pode-se contribuir oferecendo tanto produtos e serviços, quanto recursos financeiros a partir de R$ 500. As contrapartidas aos parceiros constam no regulamento do programa que deve ser lido atentamente.

Outra forma de contribuir com o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em parceria com a ACAM Portinari, é destinar parte do Imposto de Renda devido à instituição, por meio das Leis de Incentivo Fiscal. Pela Lei Rouanet, pessoas físicas podem destinar até 6% e pessoas jurídicas até 4% do IR. Já no caso do ProAC (estadual), a destinação de parte do ICMS só pode ser feita por empresários, conforme os limites estabelecidos pela legislação. Mais informações pelo e-mail diradm@acamportinari.org ou pelo telefone (16) 3644.6644.

Inaugurado em 14 de março de 1970 em Brodowski, o museu tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. O acervo artístico da instituição constitui-se, principalmente, por trabalhos feitos em pintura mural, nas paredes do imóvel. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó. Em maio de 2014, o Museu foi reaberto ao público depois de um completo e minucioso restauro que durou cerca de dois anos, com nova expografia e a descoberta de um afresco inédito.