Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 19/02/2018 - 7:44 am em | 0 comentários

Divulgação

Muda a etiquetagem de pneus

Norma busca dar mais segurança e sustentabilidade ao produto

Muda a etiquetagem de pneus

Nelson Tucci

A etiquetagem de pneus regulamentada pela Portaria 544/12, certamente, será importante para padronizar a qualidade dos produtos comercializados no país. O objetivo é diminuir a poluição sonora, aumentar o conforto e a segurança dos usuários e averiguar a conformidade das empresas fabricantes com as normas que restringem os impactos ambientais. Os requisitos da etiquetagem de pneus são compulsórios e as empresas precisam se adequar o mais rápido possível, já que o processo para a obtenção da etiqueta é longo e sua exigência entrará em vigor a partir de abril. Enquadram-se todos os pneus de construção radial, fabricados ou importados, para compor carros de passeio, picapes, SUVs e vans, caminhões e ônibus.

Quanto à sustentabilidade no processo produtivo, existem pneus verdes, que auxiliam na redução do consumo de combustível no veículo, por terem mais sílica em sua composição (fato que promove a redução do atrito). São mais caros na aquisição, porém, mais econômicos ao longo da sua vida útil. Há também os modelos comuns, chamados de pneus pretos, mais comercializados e conhecidos pelos consumidores. Há ainda diferenciação pelas bandas de rodagem, que podem ser assimétricas, com desempenho mais esportivo (escoam melhor a água), e simétricos, indicados para terrenos menos íngremes.

A etiquetagem segue parâmetros já utilizados na Europa e será de responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) medir e certificar a etiquetagem de pneus. Após sua implantação, a qualidade dos produtos encontrados no mercado estará alinhada e, apesar de este fato dificultar a escolha de uma marca, significará mais segurança na aquisição de qualquer um, reduzindo as chances de falhas mecânicas e até de acidentes no país, alerta a Cobli, startup especializada em controle de frotas, telemetria e roteirização.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder