Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 26/10/2023 - 6:56 am em | 0 comentários

Divulgação

MRV eleva níveis de segurança na construção e reduz gastos em operações

Investimento em videomonitoramento inteligente

MRV eleva níveis de segurança na construção e reduz gastos em operações

A Construtora MRV confiou à WeSafer a criação de um projeto personalizado de segurança digital remota por vídeo, voltado para canteiros de obras, que além de levar inovação, desempenho e segurança para as operações, gerou redução de gastos significativos à companhia. A WeSafer é a unidade digital independente da Avantia, uma das líderes em soluções de tecnologia avançadas para monitoramento de processos e segurança.

O projeto, inicialmente centrado no fornecimento de um sistema de câmeras de videomonitoramento focado nos canteiros de obras, teve seu escopo ampliado após identificar a necessidade de medidas adicionais. Por isso consideraram uma oferta completa e definiram três pontos críticos, entre eles os canteiros de obras, o almoxarifado e a sala do engenheiro. O plano foi ampliado para abranger a segurança em todas as suas facetas, desde a cultura organizacional, educando os colaboradores da empresa para os cuidados com os objetos de alto valor, até a criação de uma cartilha para a adequação de padrões a serem seguidos dentro da empresa.

Dentre as inovações do projeto destacam-se o uso de Inteligência Artificial nas imagens e sensores com uma camada adicional de segurança, proporcionando uma abordagem mais ampla e eficaz contra possíveis perdas de materiais de construção, máquinas, computadores dos engenheiros. Adicionalmente, a solução engloba contingências tanto para queda de energia, intencional ou não, bem como para link de comunicação, sendo tudo isso parte da oferta, concedendo ao cliente um período mais amplo para tomar as devidas providências. Além disso, os sensores são capazes de enviar informações mesmo em condições de ausência de energia elétrica por até 72 horas.

Segundo Alexandre Chaves, diretor de novos negócios e estratégias da Avantia, o objetivo foi levar uma solução que pudesse sintetizar todas as dores de proteger um canteiro de obra: “Nosso foco está em proteger o local, ou seja, prevenir as perdas utilizando tecnologia de ponta para trazer a segurança para o patamar preventivo e inibir possíveis violações. Através da parceria com a MRV, estamos revolucionando os padrões da segurança e levando um modelo padronizado corporativo na construção civil”.

Outro aspecto do projeto diz respeito aos contratos com as seguradoras. Inicialmente, para obter o benefício, era preciso investir em segurança armada, o que implicava em custos elevados. No entanto, posteriormente, a segurança eletrônica passou a ser aceita também como uma ferramenta importante de proteção. “Esta mudança resultou em uma redução significativa da franquia gerando uma economia nos gastos da companhia entre os meses de janeiro e agosto de 2023, distribuídos entre perdas evitadas, perdas recuperadas e redução nos custos de seguro”, conta Julio Cesar Guimarães de Freitas, coordenador de segurança corporativa da MRV. O resultado é uma redução significativa nas tentativas de roubo, com 40 incidentes evitados só neste ano: “Em seus 44 anos de trajetória, a MRV nunca havia investido de forma tão substancial na área de proteção contra perdas. A introdução da segurança remota demonstra que a tecnologia veio para inibir ocorrências, sendo um componente essencial na estratégia de segurança”.

Responder