Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 14/10/2023 - 6:55 am em | 0 comentários

Rita Sales/Divulgação

Modo de viver caiçara no Ciclo de Cultura Tradicional, em Itanhaém

Cia. Burucutu será uma das atrações

Modo de viver caiçara no Ciclo de Cultura Tradicional, em Itanhaém

O Ciclo de Cultura Tradicional (CCT), evento itinerante dedicado à valorização e reflexão das tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras e migrantes que resistem no estado paulista, segue por mais três cidades na edição de 2023. Hoje, Itanhaém celebra a cultura caiçara na Praça Narciso de Andrade. A programação é realizada pelo Programa Oficinas Culturais e na cidade conta com a correalização da Prefeitura Municipal de Itanhaém. A partir das 18 horas e com acessibilidade em Libras, o público poderá aproveitar as manifestações musicais como a do Fandango e cortejo da Cia. Burucutu, tudo gratuito.

O CCT faz parte das Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado e gerenciado pela Poiesis, possibilita convivências entre mestres, pesquisadores, agentes culturais e o público em geral. O objetivo é preservar as tradições populares e mostrar como elas resistem pelas diferentes gerações.

Desde 2019, o ciclo convida produtores audiovisuais que desenvolvem e apresentam documentários de curta-metragem sobre a resistência das tradições culturais do interior e litoral de São Paulo. As sessões contam com bate-papo entre diretores, convidados e público.

Ocorrendo na Praça Narciso de Andrade, no centro da cidade, a partir das 18 horas, a Cia. de Teatro Burucutu, fundada em 2002 por Carla Tito e Cristiano Russo, apresenta “Cheganças e partidas nas ondas do mar”. O cortejo, embalado pelo som autêntico das rabecas e caixas do Divino, traz músicas do cancioneiro popular caiçara por meio das cheganças, prosas, cantos e causos. O público conhecerá a história de Rabeca, uma jovem caiçara que enfrenta um amor impossível e dedica sua vida à preservação da cultura, das tradições e do meio ambiente onde sua paixão floresce. O ponto de origem do cortejo será no Monumento ao Pescador (trajeto pela avenida Pedro de Toledo, com destino à Praça Narciso de Andrade).

Às 19 horas, o CCT segue com a exibição do documentário “Sobre-viver caiçara: Itanhaém”, dirigido por Renata Giovannetti, diretora de cinema formada pela Academia Internacional de Cinema (AIC-SP). O documentário revela a vida vibrante do povo caiçara de Itanhaém, com destaque para a pesca artesanal, a caça ao caranguejo e da agricultura na roça, além da resiliência e a conexão ancestral deste povo com a natureza.

Após a exibição, Giovannetti, a atriz e professora Fabíola Moraes e o pintor e escultor Ronaldo Lopes estarão presentes para um bate-papo com os espectadores. A mediação será conduzida pela professora e escritora Fátima Cristina Pires.

Às 20h30, a apresentação do grupo de Fandango da Associação dos Jovens da Juréia chega com danças tradicionais e músicas autênticas das comunidades caiçaras da Juréia, região também do litoral sul paulista. Por exemplo, de danças de roda a Bailado, com a essência de um baile fandango típico.

Em setembro, o Ciclo de Cultura Tradicional 2023 passou por Barretos e Tatuí. Os próximos encontros do CCT estão programados para 11 de novembro em Cananéia, onde a cultura indígena vai dominar, e no dia 19 de novembro, em Taubaté, com a história do Maracatu.

Responder