Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 23/12/2023 - 7:02 am em | 0 comentários

Divulgação

MIS oferece cursos sobre Bowie, Sofia Coppola, filmes de terror, comunicação

David Bowie Blackstar: a obra tardia

MIS oferece cursos sobre Bowie, Sofia Coppola, filmes de terror, comunicação

Para janeiro, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), na capital paulista, programou cursos de diferentes áreas do conhecimento, desde aulas sobre fotografia básica e escrita criativa até cursos temáticos sobre David Bowie, Sofia Coppola e cinema de terror. Ao longo do ano, o MIS, do governo do estado, oferece uma gama cursos práticos e teóricos, nas áreas de fotografia, cinema, música, videoclipes, história da arte, escrita e cultura geek, entre outras. Conheça as opções de janeiro, sendo que detalhes, tais como valores, datas, duração dos cursos e descontos, podem ser conferidos no link https://mis-sp.org.br/cursos/

O curso “Maquiagem básica de efeitos especiais para terror” tem como objetivo levar os participantes a um mergulho nessa técnica que remonta aos primórdios do cinema. Para tanto, serão abordados os maquiadores pioneiros e suas técnicas, assim como técnicas contemporâneas e truques, com uso de materiais simples e muito eficazes. No decorrer das aulas, todos poderão experimentar as técnicas de forma prática, usando material que será cedido durante o curso.

Entenda como funciona, para que serve e como utilizar a comunicação e os espaços digitais a favor da divulgação do seu trabalho. Por meio de técnicas de comunicação e marketing, os alunos serão orientados a identificar com clareza a mensagem que o artista ou projeto deseja transmitir e como montar um planejamento baseado nas estratégias de comunicação digital. Combinando conceitos teóricos e diferentes processos e boas práticas, o aluno vai saber como montar um planejamento básico de comunicação para ajudar a atingir seus objetivos, sejam eles de divulgação, relacionamento, posicionamento e imagem, venda ou ampliação de alcance para redes sociais. Serão apresentadas dicas, ferramentas, processos e estudos de casos para gerar ideias, planos e estratégias.

Voltado para quem se interessa por psicologia da arte, música popular e também para fãs de David Bowie, o curso “David Bowie Blackstar: a obra tardia” avalia o processo de construção da obra do artista a partir do conceito de “estilo tardio”, avaliando os aspectos sociais e psicológicos da confissão final de Bowie sob a ótica do que se entende como um estilo de “composição confessional”. Com base nos conhecimentos da musicoterapia e da psicologia, o repertório dos álbuns “The Next Day” (2013) e “Blackstar” (2016) serão analisados, levando em conta tanto aspectos musicais (melodia, harmonia, arranjo, interpretação, instrumentação), como técnicos (captação, mixagem) e líricos (texto/letra), sempre no contexto do histórico de seu autor.

Por meio do slasher movie, o curso “Desvendando um subgênero: slasher movie” abordará como se dá a formação de um subgênero cinematográfico de sucesso, das suas origens em fontes muito diversas às transformações e inovações ao longo das décadas. Através de seu histórico de êxito, declínio e renascimento, será demonstrado como sua estrutura narrativa foi capaz de se adaptar a cada época sem perder as características que a definem. Será analisado de que forma a metalinguagem cinematográfica – o cinema falando do próprio cinema – pode ser utilizada como uma nova abordagem de fórmulas já conhecidas. E, ao serem elucidadas a estrutura narrativa, os contextos históricos e os modos de produção de um subgênero altamente lucrativo, será possível proporcionar um referencial para a adaptação de tal modelo ao contexto de produção nacional, especialmente num momento em que os players do mercado buscam cada vez mais obras de gênero com linguagem brasileira.

O curso “Roteiro para Internet” tem o intuito de navegar pelas diversas linguagens do universo digital e refletir sobre as características de cada plataforma: Youtube, Instagram, TikTok e Kwai. Quais são suas semelhanças, diferenças, estruturas, formatos e especificidades – passando por conteúdos solos, webséries e branded content. Ao final do curso, os alunos estarão aptos para desenvolver seus próprios roteiros para as multiplataformas digitais.

O objetivo do curso “Básico de fotografia – da regulação ao primeiro clique” é mostrar ao aluno os pilares da fotografia, ensinando-o a operar a câmera no modo manual: ISO, velocidade, abertura do diafragma, distância focal, profundidade de campo, fotometria interna da câmera, tipo e tamanho de arquivo na câmera digital. Tudo para que o aluno possa trabalhar com as diferentes possibilidades que o acerto da câmera oferece, de modo que ele possa, de fato, iniciar a fotografar de maneira criativa e consciente. Serão apresentados aos alunos diferentes tipos de aparelhos fotográficos, bem como suas funções básicas. Na aula prática, visa-se treinar o olhar, direcionar o motivo e, dependendo do tipo de abordagem, será escolhida uma locação externa com luz natural para os alunos treinarem o conhecimento adquirido nas aulas anteriores.

O curso “Escrita criativa: criando histórias a partir da memória” aborda a interpretação de uma forma ampla, levando em consideração várias linguagens, usando recursos como vídeos, curtas-metragens, tirinhas, textos, atividades e experiências dos alunos para que possam ser transformados em debates e produção textual. Antes mesmo de escrever, é necessário aguçar a maneira como interpretamos o mundo à nossa volta.

Aproveitando a estreia de “Priscilla”, o curso “O cinema de Sofia Coppola” busca dissecar alguns dos elementos mais importantes da cinematografia da diretora, da trilha sonora aos recursos visuais. As aulas abordarão os filmes iniciais de sua carreira até os mais recentes, com um olhar crítico baseado nas teorias da estética, semiótica e psicanálise.

Monstros sempre povoaram o imaginário de inúmeras sociedades e povos. Mas de onde eles surgem e por que nos assombram até hoje? Em seis encontros, o curso “Uma breve história da monstruosidade” irá mergulhar nas narrativas monstruosas mais famosas do mundo, nas formas como foram adaptadas até hoje e nos temas universais que elas contemplam. De Drácula a Monstros S/A, por que amamos essas criaturas tão estranhas?

O Clube MIS é o programa de sócios do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Sendo membro, você possui acesso livre a todas as exposições do MIS e do MIS Experience, desconto nos cursos MIS e benefícios em mais de 40 instituições parceiras, incluindo museus, teatros, cinemas, casas de show. Mais em www.clubemis.com.br

Responder