Edição 351Abril 2024
Domingo, 19 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 24/11/2022 - 6:55 am em | 0 comentários

Divulgação

Mercado se prepara para impacto durante os jogos da Copa do Mundo

Pesquisa foi realizada pela Juntos Somos Mais

Mercado se prepara para impacto durante os jogos da Copa do Mundo

A Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos, divulgou pesquisa feita com proprietários de lojas de materiais de construção e profissionais de obra, que destaca os impactos que a Copa do Mundo pode trazer ao setor da construção civil. O levantamento contou com a participação de 70 proprietários de lojas e 171 profissionais de obra de todas as regiões do Brasil. As perguntas foram referentes ao impacto na rotina de trabalho e o planejamento das ações para o calendário durante os jogos.

Quando perguntados se os eventos da Copa poderão causar algum tipo de impacto no faturamento da loja, 47,14% responderam que não esperam ver diferença, 41,43% avaliam que, possivelmente, o volume de serviços poderá ser impactado negativamente e 11,43% dos proprietários de lojas de material de construção, esperam uma repercussão positiva. “Os proprietários se dividem entre quem acredita que o calendário extenso da Copa impacta negativamente os negócios durante o período dos jogos, devido às constantes pausas de expediente, e aqueles que não preveem impactos diretos aos negócios”, explica Ivan Ormenesse, Head de Data Analytics & Intelligence na Juntos Somos Mais.

Já entre os profissionais de obras, 23,98% anseiam que o volume de serviços seja impactado positivamente. Apenas 19,30% acreditam que o trabalho será afetado negativamente e, assim como os proprietários de lojas, a maioria dos profissionais de obras, 56,73%, avaliam que a Copa do Mundo não impactará o volume de serviço.

Sobre a dinâmica com equipe, a pesquisa também quis entender como está sendo feito o planejamento para a Copa.  57,14% dos proprietários de lojas pretendem assistir aos jogos com os funcionários, seja na loja ou fechando nos horários dos jogos da seleção brasileira. Apenas 42,86% ainda não tinham pensado no assunto. Entre os profissionais de obras, 27,49% pretendem parar os serviços durante os jogos, 32,16% visam não parar e 40,35% não se planejaram.

Mesmo com um cenário incerto diante os jogos da Copa do Mundo, podemos entender que será apenas uma fase. “É comum que em momentos como esse haja alguma volatilidade no varejo, assim como acontece em outros setores. De forma geral, podemos assumir que os impactos, se houverem, serão limitados e não devem afetar muito nem lojistas nem profissionais de obra”, frisa Ormenesse.

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 500 mil membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra.

Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.

Responder