Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 24/03/2024 - 6:59 am em | 0 comentários

Divulgação

MAM São Paulo anuncia programação com novos cursos de arte e expressão

Sem título (1975), de Mira Schendel

MAM São Paulo anuncia programação com novos cursos de arte e expressão

O Museu de Arte Moderna de São Paulo oferece em abril seis cursos ministrados por profissionais das áreas de artes visuais, design, arte e psicanálise e fotografia e literatura. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no link www.mam.org.br/curso/ Participantes do programa Amigo MAM têm 20% de desconto; estudantes, professores e aposentados têm 10%.

Apresentado em modelo híbrido pela renomada professora Gisela Belluzzo, o Como o Design Conta uma História? Oferece uma imersão no mundo do design gráfico, explorando como as peças de design contam histórias e moldam percepções. Durante oito encontros, os participantes serão conduzidos por uma jornada de análise e discussão sobre as narrativas visuais presentes no design gráfico contemporâneo.

Ateliê de Arte e Psicanálise, curso presencial com a educada Flavia Corpas, tem como objetivo explorar o que a arte pode ensinar à psicanálise, desviando-se da concepção de uma psicanálise aplicada à arte e reafirmando a proposição de Freud e Lacan de que o artista sempre antecede o analista. O trabalho se desenvolverá a partir da leitura das obras dos autores mencionados, assim como das obras de Freud e Lacan.

Também presencial, o curso O Mundo em Movimento: Desenhos no Parque Ibirapuera faz uma exploração sobre o dinamismo do Parque Ibirapuera através do desenho neste curso presencial. Sob a orientação da talentosa artista visual Helena Obersteiner, os participantes serão desafiados, em quatro encontros, a desenvolver estratégias de desenho ao ar livre, explorando a espontaneidade e criatividade em um ambiente inspirador.

Das opções de cursos 100% online, Encontros entre a Fotografia e a Literatura, da professora Juliana Monteiro, conduz os participantes por uma jornada poética que explora as intersecções entre a fotografia e a literatura. Através de autores clássicos e contemporâneos, como Machado de Assis e Marília Garcia, e fotógrafos renomados, os alunos ampliarão seus horizontes criativos e desenvolverão uma nova perspectiva sobre a arte visual e escrita.

No curso Produção de Exposições nos Museus de Arte, os alunos são desafiados a descobrirem segredos por trás da produção de exposições nos museus de arte neste curso online. Guiados pela experiente professora Cláudia Vendramini Reis, os participantes explorarão o processo completo, desde o projeto curatorial até a montagem e avaliação das exposições, mergulhando no mundo fascinante da produção artística.

O curso Do renascimento ao moderno, com Lorenzo Merlino, tem como objetivo explorar as mudanças cruciais na Arte Ocidental desde o início do Renascimento até o surgimento da Arte Moderna no início do século XX, destacando suas relações e independências com a Estética. Além disso, serão abordadas as interações com o Design, Moda e sua influência em áreas como Cinema, Dança, Teatro e Literatura. Destinado a todos os interessados em Arte, Moda e Design, o curso não requer formação prévia.

Responder