Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 20/09/2017 - 8:18 am em | 0 comentários

Divulgação

Livro revela Santos nos detalhes do seu dia a dia

Menos o Mar: literatura e fotografia sobre o sujeito pós-moderno

Livro revela Santos nos detalhes do seu dia a dia

Integrando a Primavera Criativa de Santos, o lançamento do livro Menos o Mar acontece no próximo dia 29, sexta-feira, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, na Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. A publicação reúne fotos de Santos e textos que dialogam com elas, por meio de poesias e poemas, que mesclam diversas linguagens para retratar as demandas internas do sujeito pós-moderno e a sua conexão com o ambiente em que vive.

O livro resulta do projeto “SubjetivaSantos”, da escritora Carolina Zuppo Abed e da fotógrafa Isabel Carvalhaes, e foi contemplado no 5º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos, com verba do Fundo de Assistência à Cultura (Facult). A obra vai além das características geográficas da cidade e alcançar o subjetivo por meio de pessoas que vivem e sentem, que pensam e experimentam Santos em sua diversidade de faces.

As autoras dão vida à cidade através das pessoas. “Pouco se explora a localidade enquanto tema como um pano de fundo que revela a dimensão humana, para além de seus pontos turísticos ou sua história. Tal prática recorrente, de restringir a noção de espaço à sua geografia ou então de enaltecer sua história com uma atitude museológica de contemplação impessoal e distanciada, não contempla todas as potencialidades advindas da relação dialógica homem e ambiente”, destaca a escritora Carolina Zuppo Abed.

Na união das linguagens visual e literária, a obra desponta como um retrato das angústias contemporâneas, trazendo textos entremeados às fotografias, promovendo maior interação entre o leitor e a obra. Uma obra literária que dialoga com a fotografia e realiza ao leitor um convite a uma experiência diferenciada de leitura.

As autoras realizarão workshop em 30 de setembro, das 10 às 12 horas, na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, em Santos.

Responder