Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 17/05/2016 - 10:22 am em | 0 comentários

Divulgação

IPEM-SP realiza verificação anual de taxímetro em Guarujá

Ação é obrigatória a todas as categorias de táxi

IPEM-SP realiza verificação anual de taxímetro em Guarujá

Os taxistas de Guarujá deverão passar, de hoje a sexta-feira, pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), a ação acontece das 9 às 16 horas na Avenida Humberto Pietro Peres, 1.125, no Jardim Guaiúba.

A ação também visa aferir a mudança de tarifa nos veículos, determinada pela Prefeitura, para garantir que o consumidor não pague mais caro pela corrida. Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm 10 dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000, dobrando na reincidência.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

– Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;

– Certificado de propriedade do veículo;

– Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2015;

– GRU quitada;

– Comprovante de endereço;

– Guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3235.7815 ou pessoalmente na sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP em Santos, localizada na Rua Amazonas, 83, no Campo Grande.

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2017”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras “um” e “dois” podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode fazer a denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800 013 05 22 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Responder