Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 18/10/2023 - 7:05 am em | 0 comentários

Divulgação

Interatividade integra a arte por meio do uso dos sentidos

Jardim Suspeito, de Annamaria Castanho

Interatividade integra a arte por meio do uso dos sentidos

A exposição Touch Art – A Expressão da Empatia será aberta hoje, às 19 horas, no Centro Brasileiro Britânico, na capital paulista. A mostra permanece até 29 de outubro e reúne trabalhos de 19 artistas onde o público poderá interagir com as obras para senti-las através do olhar, do toque e do abraço. A proposta da mostra é estimular o visitante para que use seus sentidos para perceber os detalhes, se envolver com as texturas, formas, relevos e nuances de cada peça e experimentar a sensação de inclusão, como se fizesse parte dela.

“Touch Art quer apresentar a arte na fronteira tênue e singular que integra objeto e observador através da comunhão dos sentidos, onde o visitante pode interagir com a obra e interpretá-la conforme as suas sensações”, , explica Lais Barros, curadora da exposição: “A mostra quer trazer o valor da empatia como uma atitude positiva de convivência e respeito entre as pessoas usando a arte como um caminho para que elas possam exercer esse dom humano, tantas vezes sufocado, no modo instantâneo de se colocar no mundo”.

Além de proporcionar uma experiência única e imersiva por meio do toque nas esculturas, quadros e objetos táteis, a mostra também quer impactar positivamente a vida de pessoas com algum tipo de deficiência, promovendo a conscientização do público sobre suas necessidades e contribuindo para ações que promovam a acessibilidade e a igualdade de oportunidades.

A exposição é gratuita e prevê a doação de 10% do valor da venda de cada obra para a instituição Laramara que tem como missão apoiar o desenvolvimento e a inclusão social de pessoas com deficiência visual por meio do atendimento especializado, de ações de assessoramento e defesa e garantia de direitos.

Visitação gratuita no Centro Brasileiro Britânico, na Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, de segunda-feira a sexta, das 10 às 17 horas, sábado e domingo, das 10 às 16 horas.

Responder