Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 19/11/2023 - 7:00 am em | 0 comentários

Divulgação

Festival de música, arte e cultura negra

Maxwell Alexandre: convidado na programação especial

Festival de música, arte e cultura negra

A Boogie Week, de celebração à música, arte e cultura negra, terá programação especial de terça-feira a sábado, 21 a 25, com uma série de ações dedicadas às artes visuais, negócios da música, 50 anos do Hip Hop e mais. O evento será realizado no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, no Parque Ibirapuera, capital paulista, com acesso pelo portão 10, na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana.

Segundo Zélia Rodrigues Peixoto, coordenadora de Produção e Programação do museu, a parceria é inédita e foi costurada durante muitos meses, resultando em uma programação que tem sinergia e ao mesmo tempo, mantém a identidade tanto do Museu quanto da Boogie Naipe: “Unindo forças com os diversos públicos, para quem pensamos com carinho cada detalhe, nos tornamos mais fortes, movimentamos uma cena que cresce a cada dia e ainda estimulamos pensamento crítico com diversão”.

A programação será aberta às 15 horas de terça-feira com a mesa “Janelas e espelhos: representatividade nas artes visuais e na construção da autoimagem”. Encontro com os artistas Maxwell Alexandre, Manoela Navas, Novíssimo Edgar e Diego Mouro, com mediação de Nathalia Grilo, no Teatro Ruth de Souza (auditório do MAB-Emanoel Araujo). Maxwell recebeu o prêmio de artista do ano de 2020 pelo Deutsche Bank e foi reconhecido como um dos 35 artistas vanguarda pelo Artsy.

Com foco no poder das imagens na construção das identidades e do senso de pertencimento, Maxwell, Manoela, Novíssimo e Diego irão compartilhar suas perspectivas inspiradoras sobre o papel das artes visuais como uma poderosa ferramenta de empoderamento racial frente à realidade contemporânea brasileira e mundial.

Na quarta-feira, às 15 horas, na mesa “50 anos de Caminhada – Hip Hop como expressão política e social”, Nelson Triunfo, Soberana Ziza, Edi Rock e Cris SNJ se reúnem para compartilhar vivências, relembrar momentos históricos e reconhecer as influências do que, para além de um estilo musical, significa uma profunda expressão de identidade política e social, presente em todas as comunidades periféricas do mundo. A mediação será de Stella Yeshua.

Na quinta-feira, também às 15 horas, a Boogie Week traz a mesa de debates “Conexão humana e tecnologia – negócios da música para além do ‘business’”. Em um mundo em que novas formas de consumir e fazer música crescem de maneira exponencial, Kaire Jorge, sócio da Boogie Naipe e diretor da Labbel Records, convida Stephanie Aguiar e Silas Martins da ONErpm para debater sobre o quê preservar na construção de uma carreira musical sustentável e como a tecnologia pode ajudar a alcançar públicos diversos com abordagens inovadoras.

Na sexta-feira, a programação é para os pequenos de uma escola da rede pública de ensino fundamental da cidade de São Paulo. A Boogie Week realiza em parceria com o Museu Afro Emanoel Araujo e a EMEF-Ibrahim Nobre uma sessão de cinema exclusiva para aproximadamente 140 crianças.

O evento se encerra no sábado, na arena de eventos do Parque Ibirapuera, com a 3ª edição do Festival Boogie Week e um line-up variado, com atrações como MC Carol, Linn da Quebrada, Pixote, BK’, Tz da Coronel, Duquesa, Yunk Vino, th4ys, Danzo, Mc Luanna e Bebé. O festival também terá a presença do cantor americano de R&B e Soul, October London, que fará sua primeira apresentação no Brasil, com produção executiva de Mano Brown.

Todas as mesas de debate contarão com o recurso de acessibilidade da interpretação em Libras, pela equipe da Mão Preta Libras. Para participar das mesas de debates da Boogie Week, basta doar 1 quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas à organização Capão Cidadão, que atende crianças e adolescentes por meio do lazer, cultura e educação. Não serão aceitas doações de sal e açúcar.

Idealizado pela CEO da Boogie Naipe, Eliane Dias, o conceito da Boogie Week surgiu em 2016, depois que a empresária fez um mapeamento global dos principais festivais temáticos da cultura negra, passando pela África do Sul, Estados Unidos e América Latina. Ela avaliou não somente a curadoria artística, como também a estrutura técnica e a experiência do público. A programação desta edição traz a ideia de pertencimento, acolhimento e celebração do passado, presente e futuro. A proposta é criar um espaço novo para a população negra, “onde a nossa cor não seja lembrada só para falar de dor, de luta e resistência, mas para criar novas memórias com nossas presenças e nossos sorrisos”, afirma Eliane.

O festival Boogie Week inaugura em 2023 sua parceria com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Associação Museu Afro Brasil. A edição deste ano conta com patrocínio da ONErpm e da Budweiser, apoios da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Urbia, iFood, Jeep-Dahruj, Eletromidia e Sympla.

Responder