Edição 351Abril 2024
Domingo, 19 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 21/07/2023 - 6:57 am em | 0 comentários

Divulgação

Festival celebra Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Jeniffer Fortes: uma das atrações sábado, em Iguape

Festival celebra Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

A Fábrica de Cultura Iguape celebra amanhã o Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha (comemorado no dia 25), data em que também homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela. O Festival Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas irá promover o aquilombamento de mulheres pretas do Vale do Ribeira com uma programação especial.

A agenda começa na Vivência Artística com Di Monique Novaes, que se reunirá com artistas negras e iguapenses para uma troca aberta com o público em meio a uma exposição no Pátio da Fábrica, a partir das 10h30. Às 11h30 acontece a Oficina de Turbante em que Mih Chilena irá ensinar formas sustentáveis para reaproveitamento têxtil na produção deste produto que resgata a herança africana no Brasil. Para participar é necessário se inscrever até o dia 18 presencialmente na unidade. No total, são 20 vagas.

Às 14 horas, a MC Franca sobe ao palco para apresentar o show Em Caminhos de Amor e Sangue. Franca irá cantar músicas autorais expressando as próprias vivências como mulher negra. Depois da música será o momento do papo cabeça com a Roda de conversa Solidão e Solitude da Mulher Negra, a partir das 15 horas. Participam desta atividade a poeta Vitória França; a cantora e percussionista da banda Vozes do Feminino Jeniffer Fortes; a produtora cultural e poeta Kelly Cena, e a líder religiosa e comunitária Sonia Loira.

A poesia tomará conta da unidade às 16h30 com o Slam Resiliência, criado por Franca e Kelly Cena para trazer a poesia falada ao Vale do Ribeira. As artistas chamam o público para soltar a voz e declamar as próprias poesias. E o evento irá terminar às 18h30 com o Show Mulheres no Fim do Mundo que reunirá no palco Camila Raphaely, Jeniffer Fortes Suzana, Elaine Cristina de Moura e Bruna Ketlyn Rosa, mulheres do Vale do Ribeira, para cantar pelo direito à igualdade, à liberdade e à vida, pelo direito de ir e vir, pela dignidade e pelo reconhecimento profissional.

O público poderá aproveitar a agenda de férias da Fábrica de Cultura Iguape que segue até 30 de julho. As Oficinas de Férias são atividades diárias e abertas para todos, sem a necessidade de inscrição. Entre os destaques, na terça, 25, às 16 horas, a unidade realiza a Oficina de Cosplay: crie a sua fantasia. Consulte a programação completa na recepção da unidade.

Ao longo do mês, o público pode se inscrever nos cursos gratuitos que exploram diversas linguagens artísticas, culturais e tecnológicas, voltados para crianças, jovens e adultos, ofertados pela Fábrica de Cultura Iguape. No total, são mais de 400 vagas disponibilizadas para as formações do 2º semestre.

Para se inscrever é necessário apresentar RG e comprovante de residência – no caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação – na unidade do curso de interesse. É possível realizar uma pré-inscrição no site.

As aulas iniciam no dia 8 de agosto, terça-feira. As pessoas interessadas podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das vagas.

As Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Responder