Edição 327Abril 2022
Terça, 17 De Maio De 2022
Editorias

Publicado em 29/03/2022 - 6:45 am em | 0 comentários

Divulgação

Feicon começa com foco em soluções sustentáveis e eficiência construtiva

Visitantes terão acesso a Casa Cerâmica

Feicon começa com foco em soluções sustentáveis e eficiência construtiva

Começa hoje, às 10 horas, e se estende até 1º de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista, a Feicon. Nesta edição, a programação da feira ganhou um tom ainda mais estratégico, inclinado para questões de inovação, sustentabilidade e eficiência construtiva, que devem moldar os próximos passos do setor. Um dos exemplos é a Casa Cerâmica, uma estrutura em tamanho real de 50 m², padrão dos programas habitacionais, construída em apenas quatro dias, unindo eficiência construtiva, energética, tecnológica e ainda redução de custos e de desperdício de materiais. “Utilizamos o sistema de alvenaria estrutural racionalizado com blocos cerâmicos. Com isso, diferente das construções tradicionais, não temos cortes de parede, já que levamos os sistemas elétricos e hidráulicos embutidos na execução da obra, tudo acontece conforme o planejamento”, afirma Paulo Manzini, diretor de desenvolvimento de negócios e idealizador e coordenador do projeto.

Será possível conferir detalhes da casa antes da construção com uso de óculos virtuais, graças à aplicação da realidade aumentada ao projeto modelado em BIM. Por meio de um sistema de raio-X da parede será possível visualizar onde passam as tubulações hidráulica e elétrica da casa, o que evita perfurações em determinados lugares que possam causar transtornos. Também fará parte do projeto a construção de espaço externo com jardim e a inclusão de painéis de energia fotovoltaicas nos telhados, compondo um conjunto de soluções modernas.

A atração é considerada uma das mais tradicionais da Feicon. “Já fizemos 13 casas cerâmicas, em edições anteriores, sendo que as últimas quatro foram padrões de obras do governo de São Paulo: CDHU. Desta vez, vamos fazer no padrão da Construtora Pacaembu, que é uma empresa privada, com capacidade de fazer 60 mil casas em cinco anos. É a maior construtora do país em volume de casas e trabalha 100% com bloco cerâmico”, contou Manzini.

Entre soluções sustentáveis e avanço de novas tecnologias, incluindo a ascensão das construtechs, os visitantes podem esperar uma jornada estratégica, produtiva e imersiva pelas tendências e oportunidades de um mercado em transformação. Na Arena de Conteúdo do Varejo, Atacado e Distribuidor, será possível conferir as apresentações de especialistas sobre temas como impactos da transformação digital e Internet das Coisas (IoT), metaverso aplicado à construção civil, empoderamento digital do vendedor de loja, além das principais tecnologias discutidas na NRF (NY), Gitex (Dubai) e CES (Las Vegas).

Para os que procuram entender mais sobre a redução de impactos ambientais e o que o setor tem feito para colaborar, a Rota Sustentabilidade levará o visitante diretamente às marcas com ações, produtos e serviços que genuinamente atendem este pilar. Foram 14 produtos devidamente verificados e certificados por um comitê de especialistas, reforçando a preocupação do evento em promover políticas que pautam indústrias e negócios na atualidade, como ESG. Entre as marcas com produtos selecionados estão: Aubicon, Aquastar, Atenua Som, Heliodin Aquecedor Solar, FB Pneu, Taivi e Vonder.

Responder