“Farmacêutico Bom de Sangue” incentiva doação em Santos
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), por meio da Seccional de Santos, promove de hoje a quinta-feira mais uma ação do projeto “Farmacêutico Bom de Sangue”. A campanha visa facilitar e incentivar a doação de sangue e/ou medula óssea por farmacêuticos, estudantes de farmácia e população em geral.
Para participar, o doador deve comparecer ao Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro, na Rua Osvaldo Cruz, 197, Boqueirão, portando um documento com foto. O doador precisa ter entre 18 e 65 anos de idade e peso superior a 50 quilos. Homens podem doar sangue a cada 60 dias. Já no caso das mulheres, a doação pode ocorrer a cada 90 dias, além de não estar grávida e nem amamentando.
O doador passará antes por uma entrevista de triagem clínica, que pode detectar condições adicionais que possam impedir a doação. Após a coleta, será oferecido lanche, além da possibilidade de retirada de exames de sangue.
A iniciativa tem apoio da Universidade Católica de Santos, Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Universidade Paulista (Unip).
O CRF-SP é responsável pela fiscalização e habilitação legal do farmacêutico para o exercício de suas atividades no Estado e tem como missão ser referência na orientação, fiscalização e desenvolvimento do farmacêutico para o ético exercício da profissão e garantir atendimento confiável e de qualidade à sociedade.