Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 28/10/2022 - 6:49 am em | 0 comentários

Divulgação

Fachada inteligente é um dos destaques de residencial em Curitiba

Tokaii Residence: projeto inovador e sustentável

Fachada inteligente é um dos destaques de residencial em Curitiba

Projetar uma fachada que una beleza, durabilidade e fácil manutenção para um edifício não é uma tarefa simples. Imagine então agregar a essa fachada um desempenho térmico que garanta aos moradores um apartamento que mantém temperaturas agradáveis, seja nos dias mais quentes ou frios, sem o uso de climatizador. Esse é um dos diferenciais do Tokaii Residence, lançado pela AGL Incorporadora, em Curitiba.

Em seu primeiro empreendimento de alto padrão na capital paranaense, a empresa liderada pelos irmãos e engenheiros Giancarlo e Luiz Antoniutti buscou no mercado inovadoras soluções para desenvolver um edifício inteligente e sustentável, que faz uso da tecnologia para garantir segurança, conforto e economia para os futuros moradores.

Uma das preocupações nesse quesito foi o projeto da fachada. Foram feitos estudos de irradiação solar em todas as estações do ano, para a partir dos dados coletados ser escolhido o conjunto de soluções que neutralizariam o impacto do frio ou calor excessivos da maneira mais eficiente. “Na busca em proporcionar maior conforto ambiental para nossos clientes, principalmente relacionados a questões térmicas e acústicas, encontramos no StoTherm a melhor conjunção de fatores para uma cidade com as características de Curitiba”, explica Giancarlo: “Nossa escolha atendeu a dois quesitos técnicos muito importantes que são a inércia e o isolamento térmico. O sistema nos proporcionou associar a capacitância térmica dos tijolos cerâmicos com o isolamento térmico e acústico proporcionado pelo EPS do sistema StoTherm”.

Desenvolvido pela Sto em 1964 e comercializado no Brasil desde 2014, o StoTherm, também conhecido como EIFS, Exterior Insulation and Finish Systems, é um sistema de revestimento inteligente que oferece um alto desempenho térmico e assegura mais resistência contra infiltrações e fissuras, além de disponibilizar uma ampla variedade de cores em revestimentos e texturas, que protegem a fachada sem limitar a criatividade de arquitetos e projetistas.

O uso do sistema StoTherm chega a reduzir em 80% o peso do revestimento da fachada, permitindo obter qualquer formato e volumetria, garantindo mais de 50 anos de vida útil ao projeto. “A manutenção da fachada inteligente do Tokaii é bem simples, basta uma pintura a cada cinco anos. Isso porque o sistema proporciona o isolamento em cinco camadas: a de fixação, isolamento, impermeabilização, externa e revestimento. É resistente ao impacto, a umidade e vapor”, detalha Giancarlo.

Há ainda a vantagem da economia de energia. Com a conservação da temperatura através do sistema, o uso de condicionadores de ar, por exemplo, diminui consideravelmente. Isso porque a variação de temperatura na área interna é bem menor do que a percebida em apartamentos sem essas soluções inovadoras. Edifícios revestidos com StoTherm reduzem significativamente o consumo de energia na comparação com as construções revestidas com tijolo ou argamassa sem isolamento, e ainda diminuem a emissão de gases de efeito estufa. Isso garante uma eficiência térmica de até 45% durante toda vida útil da construção, proporcionando maior conforto, inclusive em regiões de climas extremos ou mudanças bruscas de temperatura, como Curitiba.

Fundada a partir de uma fábrica de cimento em 1835 na Alemanha e presente em 87 países, o grupo Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico para fachadas, sistemas e produtos para revestir paredes de alvenaria e de concreto e uma ampla linha de produtos complementares – entre eles argamassa, rejuntamentos, impermeabilizantes, tintas e texturas – oferece soluções completas para criar, manter e aumentar o valor e o impacto estético de edificações.

Com a criação da subsidiária Sto Brasil, em 2014, a empresa disponibilizou para o mercado nacional todas suas soluções técnicas de sistemas desenvolvidas ao redor do mundo, com uma equipe versátil e especializada em auxiliar os clientes em projetos que primam pela eficiência energética, estética e durabilidade. Com a missão de Construir com Consciência, a Sto Brasil atua respeitando valores e princípios como qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem certificados de ISO 9001, que garantem o seguimento das altas normas de qualidade em toda sua produção. Além disso, o Instituto Sto Brasil oferece educação continuada dedicada a formar parceiros na indústria da construção, com as boas práticas e manuseio adequado dos produtos Sto.

Responder