Edição 271Agosto 2017
Quinta, 21 De Setembro De 2017
Editorias

Publicado em 17/03/2017 - 8:26 am em | 0 comentários

Divulgação

Exposição aborda a química e sua contribuição para a humanidade

Objetivo da mostra é evidenciar a presença da química no cotidiano das pessoas

Exposição aborda a química e sua contribuição para a humanidade

Voltada para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do setor, a exposição “A importância da química ao desenvolvimento sustentável” é uma viagem pelo universo químico, suas aplicações, as soluções inovadoras e os benefícios que promove para o bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento. A mostra acontecerá no Espaço Cultural V Centenário, na Assembleia Legislativa de São Paulo, entre os dias 28 de março e 7 de abril, e conta com estações temáticas que vão apresentar as diversas aplicações da química.

Os visitantes vão descobrir onde há produtos químicos em uma residência, desde os voltados à construção, até a rotina diária de quem a habita: escovar os dentes, tomar banho, limpar a casa, cozinhar, realizar pinturas e reformas, montar um aquário, entre outros. E também a função da química na preservação da saúde, nas aplicações em higiene, limpeza, tratamento de água, preservação de ambientes, na produção e conservação de alimentos, entre outros exemplos, assim como na medicina, em soluções para garantir maior tempo e qualidade de vida para as pessoas também serão temas do evento.

Outro ponto que será evidenciado é a atuação da química na preservação ambiental, sua importância no tratamento e preservação da água e do solo, no controle da qualidade do ar, entre outras.

A inovação estará presente em todos os aspectos da exposição. Pontos como a contribuição da química a setores como o de energia, transportes, inclusive os aeroespaciais, vão enfatizar ainda mais esse aspecto.

A mostra também terá um espaço dedicado aos ganhadores do Prêmio Nobel de Química nos últimos 10 anos e sua importância na educação e no desenvolvimento, com pesquisas que vão da nanotecnologia, até a reparação do DNA, em busca de novos tratamentos contra o câncer.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 85 anos do Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos Para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim) e é realizada com o apoio da Frente Parlamentar da Química em São Paulo e de entidades congêneres.

Segundo o presidente do Sinproquim, Nelson Pereira dos Reis, a exposição é itinerante e o intuito é leva-la para outros locais posteriormente, como escolas e empresas, em São Paulo e em outras cidades do estado: “Nosso objetivo é ressaltar a importância da química ao desenvolvimento sustentável e, também, fortalecer a imagem da indústria química paulista”.

O dirigente explica que um dos objetivos do Sinproquim é oferecer informações relevantes sobre a importância do setor químico e essa exposição é um exemplo disso. “Assim como fizemos ao lançarmos o Guia da Indústria de Produtos Químicos do Estado de São Paulo, no ano passado, reforçando a relevância da química paulista para a economia como um todo, queremos que essa exposição itinerante traga visibilidade para a química, de forma geral e, em particular, para o trabalho realizado pela indústria do estado de São Paulo”, afirma Reis.

Mais informações em www.sinproquim.org.br