Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 31/10/2023 - 6:57 am em | 0 comentários

Divulgação

Empresas abraçam novas práticas visando futuro sustentável

71% das empresas do mercado imobiliário cumprem ações de ESG no dia a dia

Empresas abraçam novas práticas visando futuro sustentável

As práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) estão emergindo como um pilar essencial para o mercado imobiliário, com a busca por construções mais sustentáveis e responsáveis socialmente, o que altera a forma como as propriedades são planejadas, construídas e gerenciadas em todo o mundo. De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e pela Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliárias (Abrainc), 71% das empresas do mercado imobiliário cumprem ações de ESG no dia a dia, enquanto 29% ainda está em fase de implementação.

Neste mercado, as práticas de ESG envolvem a incorporação de considerações ambientais, sociais e de governança em todas as fases de um projeto imobiliário, desde o planejamento inicial até a gestão contínua da propriedade. Isso inclui a adoção de tecnologias verdes, a promoção da inclusão social, a igualdade de gênero e a garantia de boas práticas de governança.

Para Roselaine Correa, vice-presidente do Grupo Yees!, novo nome da JJR Empreendimentos, incorporadora com produtos na capital paulista, Sorocaba e Campinas, as práticas ESG nas empresas também contribuem para a ressignificação do termo “morar”, que passa a incluir os valores pessoais de cada um de uma forma consciente e responsável.

“Quando falamos em moradia, as pessoas colocam os seus desejos e preferências pessoais em contraponto com o social. Todo mundo quer morar bem, mas hoje morar bem vai muito além de ter uma casa bonita, bem arquitetada e em boa localização. As pessoas se preocupam mais com o planeta, e querem demonstrar esse cuidado e preocupação em todos os projetos de sua vida, incluindo na moradia”, afirma.

Uma das iniciativas neste cenário é a adoção do Selo Azul no mercado imobiliário, que representa o compromisso com práticas ambientais e sociais responsáveis, além de uma governança sólida. O Selo Casa Azul + Caixa é um instrumento de classificação ESG destinado a propostas de empreendimentos habitacionais que adotem soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações.

Responder