Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 19/01/2017 - 7:37 am em | 0 comentários

Divulgação

Empresa transforma mais de 1 bilhão de garrafas pet retiradas do meio ambiente

Trisoft: lã de pet para mais de 70 setores da indústria brasileira

Empresa transforma mais de 1 bilhão de garrafas pet retiradas do meio ambiente

Com a utilização de lã de pet, a Trisoft criou produtos reciclados e 100% recicláveis para móveis, objetos e ambientes. “Não existe lixo, existe matéria prima valiosa e mal aproveitada”, afirma Maurício Cohab, diretor da Trisoft, que fornece materiais com lã de pet para mais de 70 setores da indústria brasileira. Entre os produtos, estão enchimentos, mantas e revestimentos para o mercado moveleiro, de decoração, construção civil, de produtos para bebês, academias de ginásticas e mercado hoteleiro. Para Maurício, tudo pode ser reciclado, inclusive e principalmente o que é biodegradável: “Além disso, materiais sólidos precisam virar matéria prima, esse é o futuro, não há como fugir”.

No mercado há mais de 55 anos conta que não foi fácil desenvolver o processo de usar a lã de pet como matéria prima, e não apenas pela falta de maquinário: “Tivemos que criar processos e tecnologias que ainda não existiam. Mas o fator mais difícil foi a aceitação do mercado. Nossos clientes temiam que o resultado dos produtos não fosse o mesmo dos produtos já utilizados, como a espuma de PU. Mas a Trisoft provou o contrário, superando produtos tradicionais”.

A Trisoft provou para seus mais de 25 mil clientes que o produto não só era equivalente, como ainda mais durável e econômico: “Encontramos uma forma de vender o Petfom, que é nossa alternativa sustentável para a espuma, em placas que evitam o desperdício, por exemplo”.

Outra transformação foi a eliminação da água no processo produtivo: “Nós sabíamos que a sustentabilidade deveria ser completa, para que pudéssemos comprovar que ela é possível e não acarreta perdas. É preciso apenas a tomada de decisão pela transformação e, em pouco tempo, o retorno dos investimentos acontece”.

Hoje, a Trisoft permite e incentiva que seus clientes possam aderir à logística reversa: “Nosso objetivo é que não haja mais descarte de colchões, por exemplo, já que nosso produto é reciclado e 100% reciclável, ou seja, permite que toda a peça seja reaproveitada de alguma forma”. Para que o consumidor final saiba qual produto tem essas características, a Trisoft lançou um selo verde, com o slogan “Tem Trisoft, melhor pro planeta”. O selo já teve adesão de vários clientes que começam a avaliar a opção de construir uma cadeia sustentável completa: “Nós acreditamos que é possível e estamos contribuindo para que o lixo deixe de existir”.

Responder