Edição 271Agosto 2017
Quinta, 21 De Setembro De 2017
Editorias

Publicado em 21/03/2017 - 9:20 am em | 0 comentários

Reprodução

Empresa lista 10 dicas para evitar o desperdício de água

Entre as dicas: ao lavar o carro, utilize balde e não mangueira

Empresa lista 10 dicas para evitar o desperdício de água

Para marcar a comemoração do Dia Mundial da Água, amanhã, a CAS Tecnologia elaborou uma lista com 10 dicas práticas de como as pessoas podem utilizar melhor a água no seu dia a dia e evitar o desperdício. Especializada no mercado de utilities, a CAS está presente em mais de 300 condomínios com a sua tecnologia de medição individualizada, somando mais de 50 mil pontos em São Paulo e Rio de Janeiro.

  1. Tome banhos rápidos. “Um banho de 15 minutos com registro meio aberto consome cerca de 135 litros de água”, alerta o especialista e gerente da área de recursos hídricos da companhia, Marco Aurélio Teixeira. Em um mesmo banho de cinco minutos, com o registro fechado ao se ensaboar, você irá gastar apenas 15 litros.
  2. Ao lavar o carro, utilize baldes e não a mangueira. Com essa atitude, você gastará apenas 60 litros de água, contra os 560 litros que seriam gastos com a mangueira, se utilizada por 30 minutos.
  3. Escovar os dentes por cinco minutos, com a torneira aberta pode gerar um gasto de 12 litros de água. Enquanto molhar a escova, fechar a torneira e bochechar com um copo d’água representa um consumo de apenas 0,5 litro.
  4. O tipo de vaso sanitário utilizado na residência também pode influenciar no consumo de água. Um modelo comum, por exemplo, chega a gastar cerca de 14 litros de água. Já os vasos com dispositivo para economizar água, podem reduzir esse consumo para 6 litros de água.
  5. Ainda sobre o vaso sanitário, é possível diminuir o fluxo da caixa de outra forma. Encha uma garrafa plástica limpa com areia ou pedra e coloque dentro da caixa de descarga. Com uma parte do espaço preenchido pela garrafa, a caixa se encherá de forma mais rápida e com menos água.
  6. Coletar água de chuva para serviços diários, como lavar o chão e regar plantas também pode ser uma boa saída na hora de reduzir o consumo de água.
  7. Na hora de lavar louça, organize os objetos que serão lavados. Ensaboe todos e somente depois enxague.
  8. Regar as plantas no horário adequado também é importante. Isso porque, regando antes das 8 horas ou após às 19 horas, você ajuda a reduzir o processo de evaporação da água.
  9. Vazamentos na torneira e na descarga são vilões do consumo consciente. No caso da descarga, em que não é tão fácil identificar o vazamento, jogue cinzas na privada. Se as cinzas não ficarem depositadas no fundo do vazo, pode ser que haja um vazamento na válvula.
  10. Utilize redutores de vazões de água em torneiras e chuveiros. Esses dispositivos diminuem o fluxo da água, proporcionando uma economia ainda maior.