Em dezembro, São Paulo se transformará na capital da criatividade e inovação
Adeptos do movimento makers, designers, filmakers, criadores de HQs, gamers, entre outros, vão realizar suas criações ao vivo, além de ensiná-las em três eventos que acontecem de 2 a 17 de dezembro na capital paulista: Pixel Show, PlastColab e Comic Com Experience.
Quer fabricar um drone em impressora 3D ou prefere aprender hand lettering em lousa com o tradicional giz? Prefere Toy Art e Fliperama? Sem problemas, há oficinas gratuitas para ensinar a fabricá-los. Muito além das decorações de Natal, a cidade de São Paulo sediará eventos de criatividade e inovação, com programações pagas e gratuitas que vão trazer à capital a vanguarda da criatividade mundial e satisfazer participantes de todas as idades.
Com 80% da programação gratuita e expectativa de receber 35 mil pessoas, o 13º Pixel Show, maior festival de criatividade da América Latina, reunirá entre 2 e 3 de dezembro, no Centro de Eventos ProMagno, criativos do Brasil e do mundo para palestras, workshops, atrações musicais, exibições envolvendo realidade virtual, sessões de live painting feitas ao vivo em painéis pelos melhores grafiteiros de todo o país, um festival de tatuagem com a presença da consagrada tatuadora russa Sasha Unissex, entre diversas outras atividades paralelas, que completam as 200 horas de conteúdo do Festival.
O destaque da extensa programação do evento é o designer gráfico austríaco Stefan Sagmeister, da agência Sagmeister & Walsh, em Nova York, que vai exibir gratuitamente o The happy film, produção em que dirige e atua e é inédita no Brasil.
Entre 3 e 17 de dezembro, a Avenida Paulista receberá, pela primeira vez, o PlastColab, um fablab pop-up, em formato de cubo mágico, que proporcionará experiências 100% gratuitas ligadas à inovação, criatividade e conhecimento, apostando nos makers e na robótica. Nesta última, por exemplo, será possível criar uma máquina de doces com garrafas pet. A ação visa oferecer à população o contato com tecnologias extremamente avançadas, mas ligadas a nossa realidade.
Em uma das oficinas, será possível ao participante criar um drone em impressora 3D, enquanto na de Toy-Lab o tema é diversidade e inclusão. Esta oficina discute a ausência de bonecos e personagens que representem a diversidade da sociedade brasileira, estimulando os participantes a criar personagens que possuam significados próximos da nossa cultura. O braile estará presente nos brinquedos.
De 7 e 10 de dezembro, na Expo Exhibition & Convention Center, a Comic Con Experience (CCXP) realizará a sua quarta edição com novidades da cultura pop e geek, lançamentos de filmes, painéis exclusivos, exposições e quadrinistas.