Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 10/02/2016 - 8:45 am em | 0 comentários

Dicas para se recuperar e relaxar o corpo pós-Carnaval

Após o Carnaval também é importante tomar cuidados com o corpo para recuperar toda a energia gasta durante a folia. Uma das opções que pode ser muito positiva para recarregar as forças e equilibrar o corpo e a mente são as massagens. Elas possuem uma vasta lista de modalidades e técnicas, mas algumas são excelentes opções para relaxar o corpo e recuperar sua funcionalidade após longos períodos de festa.

“As massagens tem por objetivo acalmar a mente, aliviar o estresse e acabar com as dores em determinadas regiões do corpo. Nelas são realizadas técnicas terapêuticas específicas, com intuito de melhorar a circulação sanguínea, aliviar a dor e facilitar a atividade muscular”, explica Joice de Oliveira, fisioterapeuta e esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética.

As melhores massagens para relaxar o corpo após uma maratona de atividades no Carnaval são: Shiatsu, Massagem Relaxante, Reflexologia, Drenagem Linfática, Massagem Desportiva e a Massagem Terapêutica.

A especialista do Fit Body Pilates Spa & Estética esclarece como funciona cada uma dessas técnicas para você escolher a que mais se encaixa com o seu perfil.

Shiatsu

Essa massagem consiste de uma prática terapêutica com base na medicina tradicional oriental, cuja sua missão principal é encaminhar os seus praticantes para um estado completo da saúde e bem-estar, ou seja, ela é capaz de tratar irregularidades corporais e garantir o relaxamento. Nela, a especialista utiliza a pressão com as mãos e dedos, em pontos vitais do corpo, que ajudam a reequilibrar as energias internas, promovendo uma cura natural e progressiva.

Massagem Relaxante

Essa técnica restabelece o equilíbrio do corpo e da mente, realizada de maneira suave através de movimentos deslizantes e leves, utilizando óleos aromáticos que juntos garantem uma sensação de conforto e descanso. É indicada para fins relaxantes, efeitos anti-estresse, combate à irritabilidade, falta de concentração e a má circulação sanguínea. Além disso, ela reduz a tensão muscular e proporciona o relaxamento mental.

Reflexologia

Na massagem de reflexologia a especialista aplica pressões em pontos específicos dos pés que refletem sobre os órgãos internos. Esse tipo de técnica é indicada para aliviar tensões, ativar a circulação e aumentar a vitalidade do corpo.

Massagem Desportiva

Apesar de ser indicada para atletas ou pessoas que fazem atividades físicas intensas frequentes, ela pode ser uma excelente opção para os foliões, pois, contribui para a redução da tensão muscular e melhora o tempo de recuperação após alguma atividade. Além disso, pode ser realizada antes da prática de algum esforço físico intenso, de modo a prevenir possíveis lesões musculares.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal.

Massagem Terapêutica

Consiste na mesclagem de várias técnicas de massagem: aplicação de força, alisamento, vibração e amassamento sobre os tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinada dores corporais

Por ser uma forma de terapia pode ser aplicada tanto em partes do específicas do corpo ou continuamente em todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar estresse, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensões.

“O poder do toque e as manobras realizadas durante uma massagem é capaz de fortalecer o sistema imunológico do corpo, responsável por nossa defesa contra doenças, que são muito comuns com a baixa da imunidade, devido ao constante gasto de energia. Também durante a massagem, ocorre um aumento da dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que explica a sensação de relaxamento e bem estar após uma sessão”, conclui a especialista.

Mais em www.fitbodypilates.com.br

Responder