Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na

Guilherme Pucci/Divulgação

Décor industrial com leitura prática, moderna e suave

Projeto assinala a contemporaneidade de cores pontuais

Décor industrial com leitura prática, moderna e suave

Sem deixar de destacar a identificação atual do décor industrial, com tubulações e instalações elétricas visíveis, o arquiteto Bruno Moraes, do BMA Studio, encontrou um meio termo quanto ao gradiente de rusticidade evidenciado nos projetos, com uma leitura mais prática, moderna e suave. “Essa adaptação aconteceu de forma natural e foi muito significativa, propiciando uma maleabilidade dos seus traços com outros parâmetros que respondem aos anseios do morar atual”, explicou Bruno, ao detalhar que, nessa evolução, os aspectos que corroboravam para uma visão mais “pesada” ou “agressiva”, tomaram novos rumos: “Com a aplicação dos recursos certos, é completamente possível conceber a decoração dentro de uma ambiência leve e aconchegante”.

Bruno sugere que se aposte em cores que tragam vivacidade. Com a predominância dos nuances de cinza, ele afirma que os tons terrosos, comumente evidenciado nos tijolinhos, são sempre boas apostas para entregar um mix de cores dentro de uma proposta aconchegante. Nas possibilidades, ele também destaca que, quando bem dosado, cores vivas, como verde, laranja, azul e as variações da cartela pastel, resultam em composições harmoniosas.

O arquiteto comenta que muitos detalhes podem (e devem) ser funcionais e com a finalidade decorativa nos projetos. No capítulo iluminação, ele diz que a utilização de spots direcionáveis, pendentes modernos e luminárias modernas ofertam a luz indireta que entrega a atmosfera intimista de conforto: “Mais suaves, essa combinação não agride a visão e entrega em efeito agradável que esmaece a seriedade da maioria dos elementos do décor industrial”.

Nos toques de frescor incorporados ao décor industrial, as plantas trazem vida e purificam o ar, dando a expressão de sua cor ao ambiente. Muitos estudos revelam que a simples presença delas remove toxinas e, segundo a cultura oriental, afasta as energias negativas. Além disso, elas umidificam naturalmente os ambientes, trazendo oxigênio fresco para o espaço e conecta o ser humano com o belo. Uma decisão bastante acertada na estética industrial é trabalhar com a estética de materiais naturais, como a madeira, que entrega ao ambiente a desejada sensação de aconchego.

Responder