Edição 351Abril 2024
Sábado, 27 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 14/11/2023 - 6:55 am em | 0 comentários

Divulgação

De amanhã a domingo, mais de 50 filmes, entre curtas e longas metragens

Curta Santos: ampla programação gratuita

De amanhã a domingo, mais de 50 filmes, entre curtas e longas metragens

A 21ª edição Curta Santos – Festival de Cinema de Santos inicia amanhã e se estende até domingo, com mais de 50 filmes em suas mostras oficiais – Olhar Brasilis, Olhar Caiçara e Videoclipe Caiçara –, mostras especiais e sessões de longa-metragem. Oficinas, bate-papos e shows musicais completam a programação gratuita.

A sessão de abertura acontece amanhã, às 19 horas, no teatro  do SESC, com apresentação do pocket show “Nas Trilhas do Cinema”, do multiartista Zero Beto, seguido de sessão especial do longa “Retratos Fantasmas”, de Kléber Mendonça Filho, obra que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria “Melhor Filme Internacional’ do Oscar 2024. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Sesc, na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, a partir das 10 horas.

As mostras oficiais começam na quinta-feira, no Teatro Guarany: Olhar Brasilis, com 13 curtas-metragens de nove estados brasileiros; Olhar Caiçara, com 13 curtas-metragens produzidos na região da Baixada Santista; e Videoclipe Caiçara, com 10 produções locais para o formato.

A curadoria da mostra Olhar Brasilis é de Dário Félix, Edison Delmiro e Raquel Pellegrini, profissionais e educadores do setor audiovisual na Baixada Santista; a da Olhar Caiçara, pelo jornalista e crítico Celso Sabadin e pela professora e produtora Marina da Costa Campos; e da Videoclipe Caiçara teve suas obras selecionadas pela direção do festival.

A Mostra Ânima exibirá no canal oficial do Curta Santos no Youtube (www.youtube.com/festivalcurtasantos), 15 curtas realizados por alunos do curso de Cinema de universidades do país, seguidos de bate-papo com realizadores sobre suas produções e das perspectivas para o futuro do cinema no Brasil. As sessões on-line acontecem de quinta-feira a sábado, às 17 horas.

No domingo, o Festival será encerrado com a estreia nacional do filme “Nós somos o amanhã”, de Lufer Steffe, às 18 horas, no Teatro Guarany; e, em seguida, com a festa de premiação na quadra da Escola de Samba União Imperial, na  Rua São Judas Tadeu, 20, Marapé, com apresentações da bateria Balanço Verde e Rosa, da banda Balanzê e da cantora Monna.

Os filmes premiados nas mostras oficiais receberão o troféu Maurice Lègeard nas seguintes categorias: Melhor Curta-Metragem, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia e Melhor Montagem (na Mostra Olhar Caiçara); Melhor Curta-Metragem e Melhor Direção (na Mostra Olhar Brasilis); e Melhor Videoclipe (na Categoria Videoclipe Caiçara).

Além disso, uma das parceiras do festival, a CiaRio (Centro de Estrutura Audiovisual), por meio da Naymovie, concederá o Prêmio Edina Fuji aos melhores filmes das categorias Olhar Brasilis e Olhar Caiçara, oferecendo a cada um R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinária da empresa; da mesma forma, o vencedor da categoria Videoclipe Caiçara será contemplado com R$ 8 mil.

O 21º Curta Santos contará com quatro oficinas formativas. A primeira delas será on-line, na quinta-feira, das 14 às 16h30: “Cinema e Literatura: o processo de adaptação de um livro para o cinema”, com o professor Cesar Zamberlan.

As demais atividades formativas serão presenciais. “Consultório cinematográfico de direção”, dirigida por Diaulas Ullysses, cineasta, vídeomaker, roteirista e professor de audiovisual, acontece sexta-feira, das 14 às 16h30, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS).

No sábado, também no MISS, das 14 às 16h30, será realizada a oficina “Como fazer um filme independente”, com o roteirista e cineasta Lufe Steffen. Por fim, “Uma breve história negra nas telas”, pela pesquisadora e crítica Vivi Pistache, domingo, das 15 às 17h30, no Teatro Guarany.

Responder