Edição 319Agosto 2021
Quarta, 22 De Setembro De 2021
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Publicado em 16/07/2021 - 7:01 am em | 0 comentários

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Clientes da Baixada Santista podem solicitar tarifa social de energia

CPFL Piratininga alerta para desconto na conta

Clientes da Baixada Santista podem solicitar tarifa social de energia

Levantamento realizado pela CPFL Piratininga constatou 19.600 clientes na Baixada Santista que ainda não são cadastrados como baixa renda na tarifa social, podendo ter o benefício do desconto nas contas de energia. Após trabalho junto à população, a empresa registrou o crescimento de 1.099 novos clientes cadastrados no benefício da tarifa social, no primeiro semestre de 2021, somando 19.308 clientes cadastrados na região. Essa forma de apoio oferecida pela distribuidora já ajuda mais de 73.900 famílias a economizar em toda a área de concessão da CPFL Piratininga.

Com esse aumento de 6% na base de cadastros, esses novos beneficiados também garantiram a isenção no corte de energia por inadimplência, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vigente até 30 de setembro.

“Um dos principais pilares da companhia diz respeito a ações junto à população de baixa renda e neste momento crítico de pandemia, temos ampliado nossos esforços para contribuir com as famílias, estimulando o cadastramento na tarifa social de quem tem direito, além de oferecer melhores condições de pagamento para todos os clientes”, diz o diretor comercial Rafael Lazzaretti.

Entre as cidades da região com maior número de clientes cadastrados para baixa renda, São Vicente lidera o ranking com 5.610 clientes cadastrados e 4.357 potenciais; em Praia Grande, há 5.241 cadastrados e 3.378 potenciais; em Santos, 4.010 cadastrados e 3.645 potenciais; em Cubatão, 3.017 cadastrados e 2.497 potenciais; e em Guarujá, 1.430 cadastrados e 5.750 potenciais.

Por meio de cruzamento de dados internos com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, a CPFL Piratininga observou que o número de beneficiados pode quase dobrar se todos os que se enquadram nos requisitos se inscreverem e forem aprovados na categoria tarifa social.

Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela tarifa social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto. Isso significa que, se o beneficiário da tarifa social tem um consumo mensal de 50 kWh, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.

Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário-mínimo e atender a pelo menos uma das condições listadas abaixo:

. NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC);

. Programa Bolsa Família (neste caso, informar o NIS – Número de Identificação Social);

. BPC (Benefício de Prestação Continuada) – neste caso, informar o NB (Número do Benefício);

. Família inscrita no “Cadastro Único” para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional ou;

. Quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993;

. Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;

. Família de Índios ou Quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Caso se enquadre nos requisitos, deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais, pelo site www.cpfl.com.br/baixarenda ou pelo aplicativo “CPFL Energia”. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados.

Caso a pessoa com o benefício da tarifa social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a CPFL possa conceder o benefício de forma adequada.

Os clientes da CPFL Piratininga não precisam sair de casa para resolver qualquer pendência com a companhia. Nos canais digitais da empresa é possível encontrar mais de 30 opções disponíveis, como: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Para ter acesso aos serviços, o cliente deve acessar www.cpfl.com.br ou baixar o aplicativo “CPFL Energia” no smartphone ou tablet. A segunda via das faturas também pode ser solicitada por SMS. Basta o cliente enviar um SMS com a palavra “Conta” com o número do “seu código” (número presente na conta de energia). Os demais serviços também podem ser realizados pelo Call Center de cada distribuidora do grupo CPFL.

Adicionalmente, a empresa reforça que todos os clientes que possuam e-mail devem cadastrar seus endereços eletrônicos no cadastro e solicitar a modalidade de conta por e-mail, reduzindo a necessidade de entrega presencial das contas impressas.

A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do país, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

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