Edição 351Abril 2024
Domingo, 28 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 1/11/2022 - 6:58 am em | 0 comentários

Fotos Divulgação

Cerâmica Atlas celebra 58 anos e estreia no segmento de porcelanas de mesa

Fábrica que produz as porcelanas de mesa da Atlas

Cerâmica Atlas celebra 58 anos e estreia no segmento de porcelanas de mesa

Líder na fabricação de pastilhas de porcelanas e cerâmicas grés de pequenos formatos, presente nas casas de muitos brasileiros, a Cerâmica Atlas completa 58 anos com novidade: a Atlas Porcelanas, que aposta na produção de porcelanas de mesa. “O fundador da Cerâmica Atlas, Geraldo Ricciardi, sempre foi um entusiasta pela arte da porcelana, tornando a empresa referência no mercado nacional com a produção das pastilhas”, afirma a filha e diretora da empresa, Cristina Ricciardi Brisighello: “A partir da expertise com a matéria prima, ele decidiu realizar um grande sonho e montar uma marca exclusiva para a produção de porcelanas de mesa”.

A nova fábrica foi construída no mesmo parque fabril da Cerâmica Atlas, em Tambaú, no interior de São Paulo. A nova unidade possui cerca de 12 mil m² exclusivos para a produção das porcelanas de mesa. “No momento, o nosso foco é o setor corporativo, que inclui os mais diversos estabelecimentos gastronômicos e hoteleiros. Como já temos bastante experiência com as pastilhas de porcelana, decidimos dar esse novo passo e conquistar novos públicos, sempre entregando produtos de qualidade”, acrescenta Cristina, ao detalhar que a Atlas já possui algumas linhas definidas para oferecer atualmente, que foram desenvolvidas com base no que o mercado consome. Entre os principais investimentos, além de um moderno parque fabril, está uma impressora 3D, que é capaz de gerar novos moldes e desenvolver peças exclusivas. “Outra personalização oferecida é a decoração das peças, em que é possível colocar o logo do cliente e outros elementos visuais”.

Apesar da semelhança entre as principais matérias primas, a porcelana de mesa, comparativamente com os revestimentos, necessita de cuidados diferentes durante a fabricação. Isso ocorre por causa da delicadeza das peças, além da necessidade de um padrão de beleza singular. Dessa forma, há rigorosos programas de qualidade nos processos.

Atualmente, a Atlas produz linhas completas para os segmentos de cafeterias, bares, restaurantes, hotéis e resorts, visando atender todas as necessidades desses públicos. Entre os produtos fabricados estão: xícaras (café, chá e capuccino), pratos (sobremesa, pão, raso e fundo), tigelas, bowls, ramequins, potes, travessas, formas, leiteira e manteigueira.

“A porcelana branca é versátil, muito resistente e cai muito bem com qualquer tipo de decoração por ser atemporal”, conta a diretora. Outro fator primordial é que as porcelanas brancas destacam a refeição a ser servida. Um prato colorido ou muito estampado, pode ser charmoso, mas em boa parte dos casos, distrai e tira o foco do que está sendo servido. Com relação às questões técnicas, a cor branca nas porcelanas é proveniente do processo de queima, uma vez que os materiais são queimados em altas temperaturas, chegando a 1.350 graus.

Responder