Edição 308Setembro 2020
Sexta, 25 De Setembro De 2020
Editorias

Publicado em 7/09/2020 - 7:11 am em | 0 comentários

admin

Carros em marcha lenta

Longo caminho de recuperação até os níveis pré-pandemia

Carros em marcha lenta

Nelson Tucci

O mês de agosto registrou os melhores números na indústria automobilística desde o início da pandemia. Com isto, nota-se que a crise mais aguda ficou delimitada ao segundo trimestre. Na comparação com julho, a produção de autoveículos se destacou (210,9 mil unidades), apresentando crescimento de 23,6%, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Os licenciamentos (183,4 mil) tiveram crescimento de 5,1%, enquanto as exportações (28,1 mil) caíram 3,4%. Porém, quando se compara agosto de 2020 com igual mês de 2019, os três números acima registraram quedas superiores a 20%, indicando um longo caminho de recuperação até os níveis pré-pandemia.

Ainda de acordo com a Anfavea, no acumulado dos primeiros oito meses do ano, a comparação é ainda mais desfavorável. Os licenciamentos (1.166,7 mil) recuaram 35%, as exportações (176,7 mil) encolheram 41,3% e a produção (1.110,8 mil) despencou 44,8%, repetindo volumes similares aos de quase 20 anos atrás. “É como se perdêssemos três meses de vendas internas e quase quatro meses de produção”, analisa Luiz Carlos Moraes, presidente da associação. “Se não fosse a pandemia, na metade de maio já teríamos chegado aos patamares atingidos nesse fechamento de agosto”, destaca ele, evidenciando o tamanho das perdas do setor automotivo.

“Se antes da pandemia nós já alertávamos para a falta de competitividade do nosso país, agora a situação é ainda mais urgente. O mercado global de veículos deve encolher de 91 milhões de unidades em 2019 para menos de 75 milhões em 2020, gerando uma ociosidade inédita na indústria global”, disse o executivo, em coletiva de imprensa: “Só atacando as causas do custo Brasil é que teremos condições de evitar um encolhimento do setor automotivo brasileiro”.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder