Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 15/04/2019 - 8:13 am em | 0 comentários

Reprodução

Apoio aos eletropostos

Tecnologia 100% nacional para aumentar o custo-benefício e movimentar a economia brasileira

Apoio aos eletropostos

Nelson Tucci

Para que os veículos elétricos ganhem popularidade no Brasil é fundamental o desenvolvimento de uma rede de abastecimento qualificada que permita à/ao motorista recarregar seu automóvel rapidamente para seguir viagem. Pensando nesta questão, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) apostou na ideia da criação de eletropostos, com tecnologia 100% nacional para aumentar o custo-benefício e movimentar a economia brasileira. Atualmente, a tecnologia disponível é importada.

O projeto é desenvolvido pelo CPqD, unidade credenciada Embrapii, em parceria com a empresa PHB Eletrônica. O apoio financeiro também inclui verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). O objetivo é distribuir os eletropostos pelos centros urbanos e rodovias do país oferecendo as condições para que a utilização de veículos elétricos seja ampliada.

Ao todo, são três modelos de eletropostos com recarregadores do tipo plug-in em desenvolvimento: normal, que poderá ser instalado em casa, semirrápido e rápido, ambos para instalação em espaços públicos como estacionamentos, shopping centers, postos de combustíveis, entre outros. Nos eletropostos normais, a recarga da bateria levará de 8 a 16 horas; no semirrápido, em 2 a 4 horas e, no rápido, em até uma hora, dependendo do modelo do veículo. Todos os equipamentos serão desenvolvidos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para esses produtos.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder