Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 25/03/2019 - 9:16 am em | 0 comentários

Divulgação

Água entra no radar

Tratamento de efluentes do Polo Fiat, em MG

Água entra no radar

Nelson Tucci

Na semana passada comemorou-se o Dia Mundial da Água, 22, com destaque às preocupações de governos, organizações e de toda a sociedade civil, com este indispensável bem natural. Entre outras, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) destacou as iniciativas que tem proposto para reduzir o consumo de água nos seus processos industriais. No Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), a meta de eliminar a água potável na produção dos carros acaba de ser alcançada, informa a companhia: “Essa conquista só foi possível após contínuos investimentos para ampliar o reuso de água, que hoje está em 99,6%”.

A água utilizada nas etapas do processo produtivo, irrigação de áreas verdes, vasos sanitários, entre outros, vem do complexo de tratamento de efluentes, localizado naquele polo industrial. Em um círculo fechado, o efluente gerado na manufatura retorna para tratamento, em um sistema que tem como diferenciais tecnologias de ponta, como Membrana – MBR e Osmose Reversa.

“O complexo de tratamento de efluentes do Polo Automotivo Fiat é um dos mais modernos da América Latina. Com o reuso, em 2018, a Fiat deixou de consumir 360 mil m3 de água potável, volume suficiente para abastecer por ano mais de 100 mil pessoas”, explica Neylor Bastos, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina: “Em 3 anos, o consumo de água por veículo produzido reduziu 37%, sendo todo esse volume proveniente do nosso tratamento de efluentes”.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder