Edição 351Abril 2024
Sexta, 26 De Abril De 2024
Editorias

Publicado em 6/03/2019 - 7:43 am em | 0 comentários

Divulgação

Umidade relativa do ar no Verão também preocupa no litoral

Alta umidade relativa do ar é responsável por vários problemas

Umidade relativa do ar no Verão também preocupa no litoral

Época do ano que requer mais atenção com o ar que respiramos e com a hidratação de nosso corpo, no Verão a umidade ideal do ar não pode ser inferior a 60%, tanto para seres humanos, quanto para animais e plantas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para acompanhar esses números, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo passou a adotar uma escala psicrométrica, que verifica diariamente os níveis de umidade. São três classificações: atenção (entre 21 e 30%), alerta (entre 12 e 20%) e emergência (abaixo de 12%).

Essa escala foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade de Campinas/SP. O órgão é responsável por informar quando os índices estão inferiores a 30%.

Os últimos relatórios apresentados pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) para Santos apontam que a umidade relativa do ar cresce a cada ano. Analisando fevereiro nos últimos três anos, é possível constatar esse aumento: em 2016 a umidade era de 74,98%, já em 2017 foi para 78,96 e em 2018 a porcentagem subiu ainda mais, alcançando 80,92%.

Apesar das altas temperaturas, o Verão também é conhecido por suas fortes chuvas, capazes de inundar diversas regiões da cidade em poucas horas. A umidade relativa do ar aumenta nessa época, devido a evaporação da água que acontece logo após as chuvas.

Essa alta umidade relativa do ar é a responsável pelo mofo e bolor que vemos nas paredes, e que consequentemente deixam um mau cheiro muito forte no ambiente; também acabam estragando roupas, calçados e bolsas no guarda-roupa; ou podem danificar até os móveis. Outra grave consequência da alta umidade são os problemas respiratórios, como a asma, bronquite e rinite alérgica, já que a umidade em excesso colabora para a proliferação de ácaros e fungos.

Saiba como controlar essa umidade:

1. Realizar a limpeza do ambiente, já que ácaros e fungos se proliferam em ambientes sujos e úmidos;

2. Abrir janelas para promover a circulação do ar (nem que seja por algumas horas);

3. Utilizar um desumidificador de ar – equipamento específico para controlar a umidade, principalmente onde houver acúmulo de vapor, como suítes dentro do quarto. A Desidrat desenvolve esse tipo de equipamento com tecnologia para trazer mais conforto e bem-estar. Mais em www.thermomatic.com.br

Responder