Edição 351Abril 2024
Sábado, 25 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 30/11/2022 - 7:06 am em | 0 comentários

Divulgação

5º Prêmio Design Tomie Ohtake promove a concepção do “Coviver”

Para universitários e profissionais recém-formados

5º Prêmio Design Tomie Ohtake promove a concepção do “Coviver”

Estão abertas até 10 de janeiro as inscrições ao 5º Prêmio Design Tomie Ohtake, voltado a universitários e profissionais recém-formados de todas as áreas. O prêmio, que propõe a cada edição um novo tema para instigar soluções inovadoras que respondam a desafios atuais do cenário socioeconômico, cultural e político, promove desta vez a concepção do “Coviver”. A proposta não tem a pretensão de instaurar relações novas e trata de orientar o design a discutir a habitabilidade na Terra, bem como quais são as nossas possibilidades de ação.

Cinco proponentes serão selecionados e ganharão a verba de R$ 6.000 cada para a realização do protótipo de seu projeto, que será exposto no Instituto Tomie Ohtake, em evento a ser realizado em maio de 2023. Além disso, dois projetos, dentre aqueles presentes na exposição, receberão como prêmio troféus e publicações do Instituto Tomie Ohtake. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://premiodesign.institutotomieohtake.org.br/

Com perfil distinto das usuais premiações de design, o Prêmio Design Tomie Ohtake tem uma proposta inovadora: abdicando de categorias, propõe a cada edição um tema-desafio a estudantes universitários. A partir desse tema, projetos podem ser inscritos por universitários e profissionais recém-formados de qualquer área, não se restringindo somente a jovens designers. A ideia é premiar propostas que destaquem e concebam a relação do design com outras áreas, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia, ciências sociais, entre outras.

Com esses pressupostos, o prêmio procura ressaltar que atualmente as propostas mais contundentes de design acontecem em diálogo com diferentes especialidades, instigando soluções inovadoras que possam responder a questões contemporâneas que discutam nosso cenário social, político, urbano, habitacional, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais.

Nas últimas quatro edições foram premiados 60 projetos entre os cerca de 700 inscritos, provindos de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram realizadas 700 reuniões com professores e alunos(as) em mais de 50 universidades de todo país e mais de 20 ações educativas em São Paulo e outros estados, entre simpósios, seminários, cursos, oficinas, conversas, palestras e lives.

Podem se inscrever ao 5º Prêmio Design Tomie Ohtake, estudantes de graduação com matrícula vigente em curso de nível técnico e/ou superior de qualquer área, incluindo, mas não se limitando à graduação em design, reconhecido ou autorizado pelo MEC. Podem ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que residentes no país há, pelo menos, dois anos; Profissionais que tenham concluído a graduação nos últimos cinco anos em qualquer curso de nível técnico e/ou superior reconhecido ou autorizado pelo MEC. Assim como os estudantes, os profissionais podem ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, desde que residentes no país há, pelo menos, dois anos. São aceitas ainda inscrições de grupos de pesquisa, associações interdisciplinares ou coletivos cujos integrantes sejam estudantes de graduação ou recém-graduados, desde que todos os membros respondam às condições elencadas acima.

Responder