Edição 351Abril 2024
Sábado, 04 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 30/07/2023 - 7:01 am em | 0 comentários

Leandro Menezes/Divulgação

5ª edição da Semana Paulista de Dança, no MASP, de 23 a 27 de agosto

Studio 3 Cia. de Dança: “Paris”, na estreia

5ª edição da Semana Paulista de Dança, no MASP, de 23 a 27 de agosto

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP — apresenta, de 23 a 27 de agosto, a 5ª edição da Semana Paulista de Dança, com apresentações gratuitas no MASP Auditório e no vão livre do museu. Com curadoria de Anselmo Zolla, coreógrafo e diretor artístico da Studio3 Cia. de Dança, a temporada conta com a participação das companhias Studio3 Cia de Dança, Márcia Milhazes Companhia de Dança, Palácio das Artes, Cia de Ballet Dalal Achcar, São Paulo Companhia de Dança, Cia Carlinhos de Jesus, Cena 11 e Companhia de Danças de Diadema. A Semana Paulista de Dança tem patrocínio da Klabin.

Idealizada em 2018, a Semana Paulista de Dança tem o propósito de aproximar a cidade da dança e da cena contemporânea, por meio de uma programação diversa e gratuita. “Em diálogo com a missão do MASP, essa edição traz uma programação diversa e plural, com uma curadoria descentralizada, trazendo companhias de dança de diferentes estados do Brasil e estilos de dança variados, desde o balé clássico até a dança de salão”, conta Anselmo Zolla.

Para a noite de estreia da Semana, o Studio3 Cia. de Dança apresentará o espetáculo “Paris”, uma homenagem a grandes nomes do século 20, como Igor Stravinsky, Gabrielle Chanel, Josephine Baker e Pablo Picasso. Na quinta-feira, 24, a Marcia Milhazes Companhia de Dança, do Rio de Janeiro, exibirá “Paz e Amor II”, uma obra coreográfica que reverencia o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A Cia. de Dança Palácio das Artes, de Minas Gerais, retorna à capital paulista 10 anos depois, com a apresentação “Poderia ser rosa”, na noite de sexta-feira, 25, abordando o tema do feminicídio. Em seguida, a Cia de Ballet Dalal Achcar, do Rio de Janeiro, sobe ao palco com “Macabéa”, inspirado livremente na obra A hora da estrela, de Clarice Lispector.

A programação do fim de semana começa com espetáculos concebidos especialmente para o vão livre do MASP. No sábado, 26, “Rio de Janeiro”, marcará a volta aos palcos do dançarino Carlinhos de Jesus e sua companhia de dança, com uma homenagem às danças populares do Rio de Janeiro, incluindo o chorinho, o samba percussivo e a bossa nova. À noite, o grupo Cena 11 apresentará “Eu não sou eu em mim”, projeto que propõe um contraponto anarco-coreográfico em torno do conceito de “povo brasileiro” – como alteridade, identidade, comportamento, e linguagem em dança e coreografia –, presente na obra de Darcy Ribeiro.

No domingo, a Companhia de Danças Diadema trará um espetáculo que convida o público infantil a usar a imaginação. E, para finalizar a semana, a São Paulo Companhia de Dança apresentará “Umbó”, acerca do desejo de se tornar quem quiser, e Veias Abertas inspirada livremente na obra As veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano.

Responder