Edição 285Outubro 2018
Quarta, 14 De Novembro De 2018
Editorias

Publicado em 12/02/2016 - 9:56 am em | 0 comentários

3,7 milhões de alunos retornam às aulas na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 3,7 milhões de estudantes matriculados na rede estadual de ensino retornam às salas de aula. A volta será simultânea nas 5 mil escolas do Estado. Todas as unidades também começarão o ano letivo com novidades no planejamento pedagógico. Pela primeira vez, as equipes gestoras puderam traçar as metas já com as médias fechadas do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). As notas foram divulgadas no último dia 4 e apontaram um desempenho recorde na rede paulista.

De acordo com os dados, São Paulo obteve em 2015 o melhor resultado em oito anos de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática. No ciclo 1 do Ensino Fundamental, a taxa foi de 5,25. No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06; e, no Ensino Médio, 2,25. Foram exatamente com esses números em mãos e os índices por escola que diretores e professores se reuniram nos últimos dias e delinearam as estratégias por turma e ciclo.

Para facilitar o trabalho das equipes gestoras, a Secretaria também colocou no ar uma nova versão da plataforma online Foco Aprendizagem. A ferramenta tem o intuito de proporcionar um diagnóstico mais preciso sobre as habilidades e competências por disciplina a partir do Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A proposta é que o “mapa” obtido seja referência na organização dos planos de aula e nos projetos de reforço de conteúdo.

No calendário divulgado pela Secretaria, em janeiro, ficou estabelecida a data de 1º de julho para o início do recesso escolar. Por sua vez, as aulas regulares do segundo semestre têm começo agendado para 1º de agosto. Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as escolas devem encerrar a programação pedagógica, no mínimo, no dia 20 dezembro.